VIRALIZOU

Turistas detonam Barreirinhas: “Um lixo, péssimo”

Circulou durante todo o final de semana um vídeo onde duas turistas provenientes do litoral de SP, segundo informado por elas mesmas, falam de sua experiência na cidade conhecida mundialmente por ser a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Para elas, a visita não foi de todo satisfatória.

As mulheres enumeraram diversos problemas encontrados na cidade, no que diz respeito a ausência de infraestrutura, iluminação, disciplina e ordenamento no trânsito. “As ruas todas esburacadas, cheias de lama. Não tem calçada. E, se a gente vai para a rua, corre o risco de ser atropelada”, reclamou uma das turistas.

Elas reafirmam não terem do que reclamar da parte turística e das belezas naturais que cercam o município. No entanto, lamentam pelo abandono ao qual a população é submetida por parte da administração municipal.

Confira o vídeo abaixo:

Comentários estão desativados

72 respostas para “Turistas detonam Barreirinhas: “Um lixo, péssimo””

  1. William Ferreira disse:

    Já fui gestor na área de turismo. O pior turista brasileiro é o paulista. São chatos, xaropes, reclamam de tudo e fazem perguntas idiotas. Acham que tudo tem que ser como na bolha que eles vivem. Deus me livre.

  2. Jamilly Maciel disse:

    Fui de férias a Barreinhas em março de 2023 e fiz a seguinte carta para o prefeito da cidade.

    Exmo. Sr. Prefeito,

    Espero que esta carta encontre Vossa Excelência em boa saúde e disposição. Gostaria de compartilhar com o senhor a minha experiência recente em Barreirinhas, durante as minhas férias em março de 2023. Infelizmente, fiquei bastante triste e decepcionada com a situação da cidade e dos seus moradores.

    Como uma residente de Fortaleza, Ceará, e conhecedora de outros pontos turísticos do Nordeste, posso afirmar que a situação em Barreirinhas é precária tanto para os moradores quanto para os visitantes. Durante a minha estadia, observei que todos os passeios são realizados após a travessia de um rio, e fiquei surpresa ao constatar que não há uma ponte para facilitar essa travessia, apesar do intenso tráfego durante todo o dia. Isso me fez questionar o motivo dessa ausência.

    Além disso, muitos dos “guias” com quem tive a oportunidade de conversar pareciam ser muito jovens, acredito até menores de idade, e não possuíam conhecimento suficiente para transmitir informações relevantes sobre o local, curiosidades históricas e outros detalhes dos passeios. Houve casos em que a lagoa que compramos o passeio não correspondia àquela que efetivamente visitamos, e essa falta de comunicação com o turista foi bastante frustrante. Também percebi que muitos guias apresentavam problemas dentários e de dicção, o que aparentou ser um descaso com a saúde desses profissionais. Além disso, o atendimento prestado aos turistas estrangeiros era claramente deficiente, pois eles não dominavam outros idiomas. Considerando o alto valor investido no turismo, não seria justo destinar parte desses recursos para melhores condições de trabalho e experiências para esses profissionais e seus visitantes?

    Outra questão que observei foi a falta de opções de transporte acessíveis, como serviços de Uber. Paguei R$ 25,00 para ir e mais R$ 25,00 para voltar de um percurso total de apenas 3 km. Além disso, não havia serviços de delivery disponíveis na região. A comida nos restaurantes era deliciosa, porém extremamente cara, comparada a outros lugares que já visitei no Nordeste.

    Ao conversar com outros turistas durante os passeios, constatei que muitas hospedagens não eram tão boas e não ofereciam um atendimento de excelência condizente com os preços cobrados. Isso certamente prejudica a imagem da cidade e afeta a experiência dos visitantes.

    Quanto à estrutura da cidade, notei que os tablados da Avenida Beira Rio estavam soltos ou até mesmo quebrados, o que representa um perigo para todos. Além disso, as ruas estavam cheias de buracos e lixo, o que compromete a estética e a segurança do local.

    Diante dessas observações, gostaria de ressaltar a importância de investir na melhoria das condições de infraestrutura, no treinamento adequado dos profissionais do turismo e na valorização dos serviços prestados aos visitantes. Acredito que Barreirinhas tem um grande potencial turístico

  3. Estive lá há bastante tempo. Uma b0sta, nunca mais volto… tinha moradores locais farofando nas lagoas, fazendo churrasco e jogando lixo nas lagoas. Nunca mais volto.

  4. Gente, faz tempo fui pra lençóis, decepção total… uns moradores locais farofando e churrasqueando nas lagoas, jogando latinha e lixo em tudo… uma bosta. Nunca mais volto.

  5. Cristina Araujo disse:

    Quanto estao pagando a voces todos para falar mal da cidade. Essas mulheres devem morar em alguma favela la no Rio. La só existe tiroteio e Drogas. Aqui se vive no paraiso. Sem assalto e mortes. Essas mulheres estao e ganhando dinheiro para falar mal da cidade. Devem ser outras Corruptas.

  6. WANDERSON disse:

    A crítica está sobre a infraestrutura oferecida pela cidade. As pessoas vão para barreirinhas pelas belezas naturais das dunas. Não há muito o que oferecer as cidades do Maranhão a não ser a naturalidade. Eu particularmente já levei turistas da Alemanha e até mesmo Argentina e ambos disseram como era ridículo não ter muito o que oferecer a capital e as cidades do Maranhão.

  7. Wanderson disse:

    Desculpa, mas barreirinhas tá um lixo mesmo. Descaso total e mudou bastante a cidade, principalmente com o desenvolvimento as Prefeituras que passaram não souberam zelar pela cidade. eu particularmente prefiro ir pra santo amaro que barreirinhas hoje em dia

  8. Rosely disse:

    Concordo plenamente e gostaria de acrescentar o descaso com os animais abandonados, conversando com moradores, disseram que não existe um projeto de castração e para castrar um pet, é muito caro, população não tem dinheiro. TAM há jegues abandonados a própria sorte nas praias de Atins. Eu como turista, voltei com o coração partido.

  9. Carlos disse:

    Realmente e um lixo pena os lençóis tão lindo e tem infraestrutura não pretendo falta

  10. CARLOS VALDER PEREIRA DA MOTA disse:

    Quanta ignorância, quem elegeu o tal prefeito em??? E ainda fala que o depoimento e uma farsa… Que merda em!!!

  11. Laura disse:

    Eu não sei quem são essas pessoas, mas elas não podem esculhambar (eu sendo bem maranhense), nosso lugar desse jeito.
    A gente até fala mal, mas não aceita que venham la de fora criticar.
    Eu não vejo diferença de Barreirinhas pra outra cidade turistica Brasil a fora. É muito movimento de turista e povo do local. Então.
    Enfim. Mais respeito com nosso lugar. Comparar com um lixo é demais.

  12. Janaina disse:

    Bom dia, lamentável isso, uma cidade turística o prefeito abandonar assim.realmente e muito triste 😞

  13. Jesiel Mendes da Silva disse:

    conterrâneos maranhense, não fiquem chateados com os turistas, fiquem chateados com os políticos corruptos que vcs elegeram, da próxima vez escolham melhores seus representantes

  14. Santo Amaro 10x mais top que Barreirinhas, Barreirinhas é só mídia, Santo Amaro muito melhor, sem dúvidas!

  15. Vania disse:

    Estive em Barreirinhas semana passada, e realmente o povo daí carece de mais atenção, são pessoas maravilhosas, as agências que fazem os passeios tb sem comentários, mas a cidade em si é abandonada, não tem estrutura para os turistas em nada, tdo restaurante que eu ia tinha um gringo sempre lutando para entender o cardápio, pq não tem nada traduzido em inglês, ruas escuras realmente… nossa pousada era distante do centro, então todas as vzs que saíamos para comer era 25,00 ida e 25 volta, não tem uber, e tinha vzs que íamos dormir sem jantar pq pasmem tb não tem ifood, kkkkk Ah! Tem um restaurante que disponibiliza transfer, atendimento/comida e local excelentes mas vc paga a taxa do cover, então fica elas por elas, enfim um conselho … aproveitando o ensejo: pessoas com mobilidade reduzida, grávidas, e crianças dependendo da idade não aconselho.

  16. Márcio disse:

    A cidade em si nao ofecere estrutura nenhuma , desorganizada suja escura tudo caro e alem de tudo esburacada

  17. Jaqueline malhano de Almeida disse:

    Realmente. Eu morei por 6 anos em São Luís e estive uma só vez em barreirinhas e não tive vontade de retornar. Cidade largada, sem calçada para o pedestre 🚷

  18. Maria L.Horta disse:

    Lençóis Maranheses é de uma beleza indescritível! Merece que a cidade que os Turistas usam como ponto de apoio …seja bem cuidada, iluminada e limpa! Qdo eu retornar vou optar em ficar em Sto Amaro ou na Praia do Calhau!!

  19. Maria L.Horta disse:

    Eu conheci São Luiz fui no Centro Histórico, fiquei Hospedada na Praia do Calhau! Fiquei encantada com tudo com as Barracas lindas, música o dia todo comida deliciosa!!

  20. Maria disse:

    Estive em São Luiz, visitei o Centro Histórico em Dezembro 2022, amei a cidade tava linda e os Prédios Públicos enfeitados pro Natal fiquei Hospedada no Hotel Calhau ! Fui pra Barreirinhas e retornei pra passarvo Réveillon. Fiquei encantada com a organização, limpeza e segurança da Praia do Calhsu!!

  21. Maria disse:

    Olá ! Sou de Contagem/MG estive Hospedada em Dezembro 2022, as Turistas de SP não mentiram! As ruas sao escuras sim, o esgoto na Rua principal onde tem os Restaurantes o esgoto estava na ocasião a céu aberto ! Em respeito aos Turistas que usam Barreirinhas como ponto de apoio pra visitar os Pontos Turísticos e levam dinheiro pros comerciantes e Pousadas merecem conforto e segurança!!

  22. Maria Dalva Marques e Marques disse:

    Também não gostei dessa forma de se referir ao povo ribeirinho.

  23. Kalmerson disse:

    Peça a polícia federal para sabatinar as pessoas das outras 500 mensagens de Maranhenses comentando sobre a situação de abandono da cidade. Você é parente do Prefeito?

  24. Lídia disse:

    Mas esse problema não eh d hj
    A primeira vez q fui em.barreirinhas, ha mais d 10 anos, já existia problema c infraestrutura, ruas esburacadas, iluminação… entra prefeito, sai prefeito e não mudou nada…

  25. francisco disse:

    conheço a cidade,elas estao certas a cidade tem muito pra melhorar.

  26. Valderez Dias disse:

    Concordo com tudo que elas falaram. As belezas naturais são incontestáveis, mas a infraestrutura deixa demais a desejar. A capital São Luís é pior ainda.

  27. SIRLEY ZANCANARI FERRANTTE disse:

    Confirmo tudo que foi dito. Estivemos no mês de abril e vivência.os isso. Um descaso total com uma cidade turística.

  28. Rose disse:

    Nossa. Quer dizer que o prefeito foi eleito por 2 pessoas? Kkkk. Santa ignorância

  29. Vagna disse:

    Concordo em número,grau e gênero !! O objetivo da prefeitura é apenas lucrar com o dinheiro dos turistas e da população que contribui com seus impostos,pq da parte do prefeito nada,ele deveria era ter vergonha na cara e não se candidatar novamente pq não tem gabarito para administrar um galinheiro,imagina uma cidade igual a cidade de barreirinhas.

  30. Valdomiro de Souza de Araújo disse:

    Sobre a infraestrutura da zona urbana da cidade, elas não mentiram em nada.

  31. Elidonio Rodrigues disse:

    Isso é recorrente na maioria das cidades do Maranhão. Prefeitos somem com o dinheiro do contribuinte. Deixam a cidade de cabeça para baixo, um verdadeiro cause. As ruas são transformadas em crateras e buracos. Esgoto a céu aberto, uma vergonha .Esses políticos que fazem isso não tem ética respeito pelo pelo. Deveriam ser banidos da vida pública. Em Imperatriz a situação é bem pior , a cidade foi entregue ao CAUSE. Não existe prefeito na cidade. Virou uma imundície….cidade suja, feia esburacada e cheias de crateras e esgoto vazando e água das chuvas empossados. Um absurdo!

  32. Ligia disse:

    Realmente a cidade é uma decepção, sou maranhense, estiver lá mas só de passagem, preferi me hospedar em Santo Amaro e Atins.

  33. Roberto disse:

    Vamos solicitar através da polícia federal estás 2 turista e elas terão que informar quem fez a entrevista e quem pediu esta reportagem.

  34. Renato disse:

    Sou do interior do Maranhão há beleza dos lençóis Maranhense é rica recursos naturais. Mas há cidade de Barrerinhas devia oferecer mais. Isso é culpa desses políticos corruptos o dinheiro vem mas infelizmente é mal empregado

  35. Zeca Zeca disse:

    Frequento Barreirinhas desde 1991. Era uma cidade pacata , provinciana, ordeira . Um paraíso. Porém, quando se fala em Prefeito nessa bela cidade, parece que há uma cabeça de jumento enterrada de cabeça pra baixo no morro da ladeira. Todos que entram , saem milionários e o MP sempre conivente . Esse cidadão que é o atual Prefeito , é um Juiz Federal aposentado, empresário bem sucedido do ramo do Turismo. Eu me enganei pensando que as coisas iam melhorar. Está sugando os recursos públicos, que não são poucos e fazendo a mesma coisa que os outros. Infelizmente.

  36. WILSON JOHN CHAVES disse:

    CULPA TUDO DE FLÁVIO DINO E DESTE PREFEITO COMUNISTA ELEITO POR ELE E POR MÁRCIO JERRY.

    LUGAR FEIO, SEM ESTRUTURA, HOTEIS PÉSSIMOS, DESAGRADÁVEL.

    SÓ SE SALVAM AS BELEZAS NATURAIS.

    QUANTO A EXPOSIÇÃO NA CIDADE, DESCONFIO QUE ESSAS TURISTAS SÃO PICARETAS.

    QUEM SABE NÃO FORAM CONTRATADAS PELA PRESIDENTE DA ALEMA PARA DETONAR A CIDADE, AFINAL ELA TÁ QUERENDO SER PREFEITA DE LÁ.

    EITA MARANHÃO POBRE E ESCULHAMBADO!

  37. João B. Campos disse:

    Meu caro respeitar o trânsito não depende da cultura e sim de cidadania e legalidade!

  38. João Batista de Campos disse:

    Concordo plenamente com estas turistas, infelizmente é uma triste realidade comum em várias cidades cujo potencial e a receita provenientes do turismo não são revertidos em melhorias aos habitantes! É como ter dentes cariados num rosto bonito!

  39. Giane Cezar Batista de Oliveira disse:

    Estive lá em Janeiro e também achei a mesma coisa. Ninguém respeita o trânsito, mas temos que entender que lá é a cultura deles de não respeitarem o trânsito. Só conhecem lá então não tem noção do que é dirigir em S.P ou R.J. Mas os lençóis são exuberantes. Super recomendo. Temos que entender que quando viajamos, sempre vão ter questões ímpares de estrutura das cidades.

  40. Borges disse:

    isso acontece porque o povo é acomodado não conhece seu direito e não luta por ele político é a pior raça que existe

  41. Sérgio Luís Sousa da Silva disse:

    A Cidade em se e terrível esburacadas, trânsito péssimo, parece que a cidade não tem autoridade POLICIAL E QUADRA MUNICIPAL, agente sai a noite e barulho terrível de tantas motos fazendo barulho que agente não aguenta, muito lixo nas calçadas, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PÉSSIMA.

  42. Vinicius disse:

    Meu pai foi nascido e criado lá… Vamos muito para lá. E sempre senti vergonha. Sempre disse: Fecha o olho e quando passar para os passeios abram.

    Como pessoas de todo mundo vem para uma cidade e não tem o básico? Não tem banheiro público, serviços de assistência aos turistas, por exemplo pessoas que falem no mínimo às línguas estrangeiras. Não dá para enumerar tanta negligencia, mas esse é o retrato do Maranhão, governado por um empresário que não sabe o básico da administração pública.

  43. Maria de Lourdes dos santos Rodrigues disse:

    Imagina se elas um dia vir conhecer a cidade de icatu, é um m verdadeiro descaso com a população e com a cidade em si.pois os prefeitos quando eleitos não dam a mínima nem p saúde,p educação e infraestrutura . infelizmente não tem uma fiscalização….eles mapeiam Icatu joga na internet é a cidade mais bela q existe, vergonha pura .

  44. José joao disse:

    Maragogi como barreirinhas?São belezas totalmente diferentes,mas comparar a estrutura de barreirinhas com Maragogi é não conhecer Maragogi.Compare a estrutura hoteleira de Maragogi com barreirinhas,não vi em Maragogi o caos no trânsito como em barreirinhas .

  45. jorge moreira disse:

    É uma verdadeira vergonha o descaso da prefeitura com a cidade, ruas esburacadas, trânsito bagunçado, sujeira , a beira rio que deveria ser um dos cartões postais da cidade tá destruída. Gente é não reeleger esse prefeito.

  46. Rosilene da Silva Araújo disse:

    Bom dia! Infelizmente essa é realidade que temos , sou maranhense, me orgulho ser… não gostei do modo com se referiu, dizendo: o povinho ribeirinho.

  47. Sandra disse:

    Realmente… a beleza natural dos lençóis… é de tirar o fôlego! Porém a cidade de barreirinhas está esquecida pelo poder público, como pode um lugar que recebe tantos turistas…. Arrecada muito dinheiro, não investir no bem estar da própria população…. Vcs de Barreirinhas precisam cobrar desses políticos…se não fazem nada… renovem, votem em outros… vcs merecem melhor!!

  48. ROBSON disse:

    Realmente o relatório delas é verdade,como aconteceu com praticamente todas as cidades do Maranhão se os lençóis fossem em outro Estado Brasil seria uma maravilha mas no nordeste a politicagem não deixa as coisas boas acontecer.

  49. Osmair de Souza Pereira disse:

    Escolher melhor seu Prefeito, o povo de Barreirinha merece coisas melhor…lamentável esse administrador que está aí…

  50. Osmair de Souza Pereisa disse:

    Sou Paulista, gosto Barreirinhas, sempre vou, e não desabono as duas turistas , isso nessa próxima eleições o povo possa escolher melhor seu governante,,,porque esse aí é péssimo…

  51. Jurubeba disse:

    Deve ser alguém da prefeitura que comentou

  52. Kadson Aquino disse:

    O maranhense continua escravo, escravo da mente vazia de seus políticos. Eu sou um maranhense que não entende a mentalidade dos meus conterrâneos… elegem uns políticos de merda e ainda reclamam das condições da cidade em que vivem. E muitos ainda se sentiram no direito de se indignar com o protesto das moças do vídeo. Elas estão certíssimas! A cidade é um lixo! Até São Luis é um lixo de cidade…

  53. ACDionisio disse:

    Realmente..e que me desculpem os Maranhenses… a coisa é péssima
    mesmo. Horrivel!!

  54. Jonas disse:

    Realmente a cidade é um chiqueiro.
    O problema de tudo chama-se aquilo que está entranhado nas veias do brasileiro “CORRUPÇÃO,”.
    Com certeza o município deve receber muito dinheiro de todas esferas governamentais.
    Alô Ministério público TCE, TCU, CGU, AGU, POLICIA FEDERAL, vamos descobrir o que está acontecendo.

  55. Diogo francisco disse:

    Oxe e porque elas não foram no centro Historico de sao luis.🤣 São luis e uma cidade que parece ate o haiti, e uma bagunça, não existe fiscalização de nada. Ate a policia e uma bagunça.

  56. Giliarde oliveira dos santos disse:

    Um lixó devi c e a casa dessa turista respeit o stado dos outros e igual São Paulo São Paulo mesmo só e bonito a avenida Paulista o restante nén da pra fala da cidade

  57. Caelos disse:

    Bela merda barreirinhas. Nessa utopia maranhense a única coisa verdadeira nesse ufanismo é colinas

  58. Francisco Antonio Pellegrino disse:

    Vc não entendeu nada a crítica com fundamentos é para a administração municipal.

  59. Muita mídia pra o depoimento de duas pessoas, denegrindo a imagem de uma cidade, que há anos está no gosto de turistas do mundo todo; a internet tem esse poder negativo, tanto quanto é um grande benefício pra humanidade. Na cidade delas, tmb têm inúmeras mazelas urbanas, piores que essas, frutos do mesmo problemas de administração, como sujeira, cracolândia, inundações, violência, etc

  60. M.N.N.es disse:

    Pura verdade e realidade, mais a culpa maior e da população que no dia da eleição vende o voto por 50 reais e não tá nem aí com as consequências, e o poder público fecha os olhos e os políticos corruptos fazem a festa da corrupção. KD o salvador da pátria Flávio Dino aliado do prefeito. Aliás foi mais 8 anos de atraso neste desgoverno do Flávio dino. Ou Maranhão sem sorte!

  61. Jorge Carvalho disse:

    O DESCASO ESTA DEMAIS, ESGOTO INDO PRO RIO IN NATURA. A CIDADE A ANDONADA NA NOITE INDO PRO TERRAL SO ESCURIDÃO, O MORRO DO RIO SO ESCURIDÃO. BARES E RESTAURANTES SO VISAM LUCRO COMIDA PÉSSIMA. SO SE SALVA OS LENÇÓIS. BARREIRINHAS TA MORTA SO LIXO ESGOTO MIJO PRA TODO LADO. FEDE DEMAIS. TRISTE.

  62. Thiago Costa disse:

    Bem vindos ao Maranhão!!!
    Aqui é e sempre será assim.
    É só não voltarem mais…
    Vão pra Jeri

  63. ANTONILDES M GOMES disse:

    Realmente, é um descaso, parece que a cidade não tem prefeito, buracos para todo lado, lixo, falta de sinalização. A estrada que leva para a balsa está destruída

  64. Sonia Breder disse:

    Visitei duas vezes os lençóis Maranhenses, as belezas da natureza me surpreenderam, tudo.muito lindo!Mas a cidade ainda precisa de muitas melhorias para receber o turista, precisam investir em infraestrutura, atendimento médico, ainda tem muitos turistas querendo conhecer esse paraíso e eu mesma quero voltar e ir em Santo Amaro.

  65. VANIA LUCIA VILAS BOAS GUIMARAES disse:

    Triste realidade, a cidade sofre com a falta de infra estrutura, falta educação no trânsito, muito ruim a cidade.

  66. Tarcisio disse:

    Estão cobertos de razão! Pelo papel que representa no parque e por todo o dinheiro que recebe do turismo e incentivos estaduais e federais, deveria ser mil vezes melhor… mas sabemos que a roubalheira não deixa. Inclusive, cidades como maragoggi não estão muito diferentes de Barreirinhas

  67. Dionísio Ribeiro Leite Filho disse:

    Não é só esse prefeito de Barreirinha,também o prefeito de São José de Ribamar as avenidas e ruas do bairro alto do turu tá se acabando e cadê nós impostos que esse prefeito recebe ele não entende de administração não.

  68. Fabio disse:

    Tudo verdade o que elas falam.com certeza é o que muitos outros turistas pensam também. Moro aqui e estamos sem prefeito na cidade .a cidade está jogada infelizmente. Triste realidade.

  69. Reinaldo disse:

    Estive lá esse final de semana passado e realmente a cidade está abandonada é uma vergonha, elas estão certas sou maranhense de são Luís

  70. Carlos disse:

    Eu compartilho em número e grau todas as afirmações que vcs fizeram contra a precariedade que se encontra barreirinhas. Triste falar mais é uma realidade, só querem explorar. Até quem não é turista está pagando a conta.

  71. Henrique Gomes disse:

    Foram muito pontuais ao falarem a verdade, e que deveria servir de alerta, aos gestores que muitas das vezes tentam utilizar a população para rebatem a estes comentários utilizando a população local, para ofender essas pessoas que vem nos visitar e deixarem rendas às populações dessa cidade. Só tenho a agradecer a essas duas turistas que valorizam o turismo nacional

  72. Vesper Walter disse:

    Eu não discordo da opinião das duas não. Sou do Maranhão, já fui lá algumas vezes e roda vez que vou a cidade não muda. Poucas coisas já fizeram na cidade e essas observações feitas por elas é a mais pura realidade, uma cidade que recebe milhões em dinheiro e pouco se ver em benefícios. Agora explorar do povo que mora e que vai visitar a cidade eles sabem. Virou uma desordem total. Enquanto tiver políticos ruim e MP conivente fechando os olhos para essa triste realidade não vai mudar nada.