DISCURSO

Yglésio critica Dino por utilizar Constituição para defender visita de Maduro

Nesta quarta-feira (31), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) criticou o ministro Flávio Dino por utilizar de trecho extraído da Constituição Federal de 1988, sem contextualização, com o único intuito de defender a visita do presidente venezuelano Nicolás Maduro ao Brasil na terça-feira (30). A passagem do chefe de estado vizinho pelo país registrou, ainda, agressões a jornalistas brasileiros promovidas por agentes de segurança a serviço do controverso líder político.

Para defender o estreitamento de laços entre Brasil e Venezuela, o ministro da Justiça e Segurança Pública citou o parágrafo único do artigo 4º da CF/88: “Está na Constituição Federal: ‘A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações’.”

Em seu discurso, Yglésio condenou a postura. “Ele pegou o parágrafo único e esqueceu do artigo 4º inteiro”, destacou Moyses. “Em técnica legislativa, o parágrafo é um desdobramento do que tem acima, principalmente do caput do artigo”, completou.

O parlamentar criticou, ainda, o silêncio de Flávio Dino diante dos episódios de agressão a jornalistas registrados no evento, o mais grave deles contra a jornalista Delis Ortiz (TV Globo). A veterana setorista do Planalto levou um soco na altura do peito de um dos agentes de segurança venezuelanos.

“Eu pergunto: onde está o tal observatório de proteção aos jornalistas, contra a violência política aos jornalistas que iria atuar nesses casos como o da agressão contra a jornalista Delis Ortiz? Pode comentar o Big Brother, comenta o Campeonato Brasileiro, mas não comenta a agressão a jornalista que foi desrespeitada por um transnacional em território nacional”, observou Yglésio.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Yglésio critica Dino por utilizar Constituição para defender visita de Maduro”

  1. ana disse:

    Cara chato esse deputado amém amém