Sem licitação, Emap aluga helicóptero a R$ 7,7 milhões por 6 meses
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) contratou, por dispensa de licitação, um helicóptero ao custo de R$ 7,7 milhões, supostamente para atender necessidades operacionais da entidade responsável pela gestão do Porto do Itaqui.
Segundo a ratificação publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de julho, a aeronave deve ser biturbina, tripulada, com combustível, hangaragem e serviços de manutenção, visando fornecer “apoio aéreo às atividades operacionais e administrativas” da Emap durante um período de 180 dias.
A empresa beneficiada pelo contrato milionário é a Emar Táxi Aéreo Ltda, sediada em Macaé (RJ), que afirma atuar na área de “fretamento de helicópteros”, com bases em Jacarepaguá (RJ), Rio das Ostras (RJ), Coari e Manaus (AM). Nas redes sociais da Emar, não há registros de atividades da empresa no Maranhão.
Esta é a primeira vez que a Emap contrata serviços de fretamento de helicópteros. Na operação do Porto do Itaqui ou em casos de emergência, quando necessário, as aeronaves são acionadas pelas seguradoras que atendem às empresas de praticagem que operam no ancoradouro. O aluguel de um helicóptero para atender demandas de administração portuária não tem precedente nem nos maiores portos do Brasil, como os de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Procurada pelo Marrapá, a assessoria de comunicação da Emap não se manifestou sobre quais são as necessidades operacionais e administrativas que justificam a locação do helicóptero, nem se o presidente da empresa, Gilberto Oliveira Lins Neto, fez uso da aeronave para deslocamento pessoal ou para chegar às dependências do Porto do Itaqui.
Comentários estão desativados