Somente 19 turistas estrangeiros visitaram o Maranhão em 2023, aponta relatório
O número de turistas estrangeiros que visitaram o Maranhão ao longo de 2023 ficou abaixo das duas dezenas de pessoas. É o que mostra um relatório no site da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que reúne dados da Polícia Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado pelo blogueiro Daniel Matos, de O Estado. Somente 19 turistas vindos de outros países entraram no estado via Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado.
Embora o terminal aeroportuário tenha o status de “internacional”, não existem voos diretos de países estrangeiros para a capital maranhense. O fato foi constatado pelo relatório da Embratur, que apontou a origem dos 19 turistas que pisaram em solo maranhense em 2023 a partir de conexões domésticas, vindas de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Quase metade deles veio da capital paulista (47,5%).
O levantamento também aponta que 39% dos turistas precisaram fazer uma conexão para chegar a São Luís, enquanto 6,1% precisaram fazer duas ou mais.
O relatório prossegue apontando que 38,5% dessas viagens eram compostas por pessoas sem acompanhantes, enquanto 27,5% viajaram em dupla e 22,53% chegaram ao estado em grupos quatro ou mais pessoas. 11,3 % dos viajantes visitaram o Maranhão em grupos formados por três membros.
As viagens de lazer foram maioria (53,2%), seguidas pelas visitas familiares, com 28,3%.
52% das passagens foram compradas em agências de viagens, 23,5% direto nas companhias aéreas, 16,2% em agências online e 9,3 em agências corporativas.
Comentários estão desativados
Uma resposta para “Somente 19 turistas estrangeiros visitaram o Maranhão em 2023, aponta relatório”
Com certeza tinha aquele turista australiano que teceu louvores a São Luís.
Os colombianos e venezuelanos não entraram na estatística, mas aqui acolá esbarramos com um.