Notícia

Aluísio Mendes é considerado o pior deputado federal do Maranhão

Cria do ex-presidente José Sarney, o deputado federal Aluísio Mendes (PTN) foi considerado o pior parlamentar do Maranhão segundo o site Atlas Político, que tem uma ferramenta que compara o desempenho dos senadores e deputados brasileiros a partir de determinados critérios, o Ranking 5D, tem o objetivo de mostrar a competência dos congressistas.

O deputado federal ficou na posição geral de 444° e conseguiu ter desempenho pior que o do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão. O ranking se baseia em cinco critérios: Representatividade, Campanha Responsável, Ativismo Legislativo, Debate Parlamentar e Fidelidade Partidária.

Aluísio Mendes é agente da Polícia Federal licenciado, chefiou a segurança de José Sarney por muitos anos, depois foi secretário de Segurança Pública do Maranhão atingido os maiores índices de violência do Estado até então, sendo superado apenas pelo atual secretário Jefferson Portela que conseguiu obter resultados ainda piores que o seu antecessor.

Por muito tempo Aluísio comandou a arapongagem no Maranhão e obteve emprego para a filha no Senado.

Ex-agente da Polícia Federal, é ligado ao senador desde a década de 90. Em 2003, Sarney o escolheu para ser um dos oito funcionários de confiança remunerados com verba pública a que todo ex-presidente da República tem direito. Nomeou Aluísio para ser seu segurança pessoal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União em 23 de abril de 2003.

Aluísio fez a segurança pessoal de Sarney até 3 de setembro de 2009, quando sua lealdade foi recompensada e acabou alçado ao cargo de subsecretário de Inteligência do Maranhão. O posto lhe deu o comando do sistema “Guardião” do Estado, capaz de grampear 300 celulares e 48 linhas fixas simultaneamente.

Os policiais e o Ministério Público Federal suspeitaram que Aluísio aproveitara seus contatos na PF para repassar informações sigilosas a Fernando Sarney, filho do senador, que estava sendo investigado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Por falta de provas, a Justiça determinou o arquivamento do inquérito contra Aluísio. Em abril de 2010, ele assumiu o posto máximo da Segurança Pública maranhense no governo Roseana.

Em janeiro de 2007, a filha do ex-agente da PF, Gabriela Aragão Guimarães Mendes, então estudante, ganhou um cargo de confiança no gabinete de Sarney no Senado. A nomeação foi assinada pelo ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, exonerado em 2009 após a imprensa divulgar que ele costumava nomear parentes de senadores para cargos por meio de atos secretos, não publicados no Diário Oficial.

Aluísio é mal visto na Polícia Federal por se considerado um “x9” no jargão policial “dedo duro”, para lá ele nem pensa em voltar. No comando da segurança, deixou uma marca de crimes e inoperância. E para fechar com “chave de ouro”, o seu currículo ele é considerado o pior deputado do Maranhão. E olha que nem maranhense ele é!

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.