NA BRONCA

Associação de Delegados se posiciona sobre escolha de novo titular da Secretaria de Segurança Pública

Por meio de um ofício enviado ao governador Carlos Brandão na segunda-feira (6), a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (ADEPOL/MA) posicionou-se em relação à escolha do novo titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado.

A entidade afirmou que não faz objeção a nenhum dos nomes que estão sendo ventilados para a pasta e que entende que “todas as forças de segurança possuem nomes com gabarito para serem gestores dessa difícil missão que é coordenar a segurança pública no Estado”.

No entanto, a associação criticou o “processo de alijamento institucional” da Polícia Civil nas discussões de interesse da segurança pública no estado. Segundo a ADEPOL/MA, isso é perceptível e constrangedor, diferindo de outros entes federados onde a Polícia Civil tem assumido protagonismo, inclusive com a criação de secretarias específicas.

Segue abaixo a íntegra do texto divulgado pela ADEPOL/MA:

Em ofício enviado ao Exm Gov Carlos Brandão  a Associação dos Delegados propõe uma discussão com a diretoria da entidade com objetivo de se chegar a um nome com expertise necessária para o desempenho do cargo, mas sobretudo um profissional disposto a somar e reconstruir a Polícia Civil hoje em completo quadro de abandono.

A ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA informa que não há objeção a nomes, entendemos que todas as forças de segurança possuam nomes com gabarito para serem gestores dessa dificil missão que é coordenar a segurança pública no Estado.

Não obstante, tem sido perceptível e constrangedor o processo de alijamento institucional da Polícia Civil nas discussões de interesse da segurança pública no Estado do Maranhão, algo que difere de outros entes federados, onde a Policia Civil tem assumido protagonismo até mesmo com a criação de secretarias específicas.

É preciso frisar que a Polícia Civil no exercício de suas funções constitucionais, exercita suas funções de forma absolutamente técnica, não adentrando em questões outras.

Nesse prisma, entendemos que o nome eleito para desempenho do cargo de Secretário de Segurança do Estado do Maranhão ganha relevo na atividade de estabelecimento de políticas, coordenação e integração do sistema de segurança pública, devendo haver absoluto respeito às competências de cada órgão vinculado, restando imperativo a manutenção do equilíbrio entre todas as forças dentro desse sistema, considerando as expertises, vicissitudes e expectativas de cada instituição, como condição básica para a manutenção do círculo virtuoso na politica de segurança neste Estado.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Associação de Delegados se posiciona sobre escolha de novo titular da Secretaria de Segurança Pública”

  1. Marco disse:

    Kkkkkkkkkkkkk, os Delegados se acham proprietários, Senhores Feudais da SSP, trabalhar que é bom, neca de pitibiriba, vá no interior uma quarta-feira à tarde e procure um Delegado, não encontra nem pra fazer remédio, mas, se acham os picas das galáxias, os Shoguns do Maranhão, vão trabalhar, vocês ganham muito dinheiro para não fazerem nada.
    Quer uma prova disso, é só verificar as investigações e inquéritos policiais relativos a homicídio, não tem 10% de conclusão, autoria e materialidade.