Edição Extraordinária (06/11)
SORORIDADE
Anunciada por Michelle Bolsonaro como a nova presidente do PL Mulher no Maranhão, a vereadora eleita de São Luís, Flávia Berthier, desembarcou em Brasília de olho na vice-presidência nacional do PL Mulher – vaga desde a morte de Amália Barros, em maio. Michelle, contudo, afirmou que já tem compromisso de destinar o posto a outra parlamentar, oferecendo a Flávia a liderança no diretório estadual, no lugar de Detinha Maranhaozinho. Em seguida, gravou vídeo anunciando a novidade, sem consultar outras instâncias partidárias.
INTENTONA
A decisão da ex-primeira-dama, porém, não tem efeito prático, já que o estatuto do PL estabelece que a escolha da presidência do PL Mulher nos estados cabe ao diretório local. O presidente nacional, Valdemar Costa Neto, tampouco teria sido informado e agora busca acalmar os ânimos com a família Maranhãozinho.
SCHADENFREUDE
Insatisfeito com a derrota da candidata à prefeitura de Imperatriz, Mariana Carvalho, o presidente estadual do Republicanos, deputado Aluísio Mendes, fez questão de mostrar que a história é escrita pelos vencedores. Além de influenciar na derrocada da correligionária, Mendes substituiu Mariana na vice-presidência estadual pelo aliado Celsinho da Codevasf, agora segundo no comando da sigla.
BARGANHA
Josimar de Maranhãozinho busca um espaço na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no próximo biênio, alegando ter apoio de cinco deputados estaduais. O político afirma apoiar as pautas do governo Carlos Brandão e cobra reconhecimento do Palácio dos Leões. A indicada é a deputada estadual Fabiana Villar, sobrinha do deputado federal.
BACABEIRINHA
Aliados do clã Brandão em Paço do Lumiar dizem que Aparício Bandeira, da Secretaria de Infraestrutura do Maranhão, já teria sido informado de que deixará a pasta para dar lugar a Ítalo Reis, subsecretário afastado por decisão de Alexandre de Moraes. A Súmula Vinculante 13 do STF não proíbe a nomeação de parentes para cargos “eminentemente políticos” no primeiro escalão.
CAMARADA
O PDT decidiu apoiar o vereador Uilma Resende na disputa pela vice-presidência da Câmara de Timon. Ele deve ser o indicado do prefeito eleito Rafael Leitoa para liderar a casa pelos próximos dois anos.
ENCALHE
Com o afastamento de Gilberto Lins da presidência da Emap, a diretora financeira Isa Mary Pinheiro, do setor privado, assumiu as finanças da estatal que administra o Porto do Itaqui, agora sob o olhar atento do Conselho Fiscal, composto por Ricardo Cappelli, Vinícius Ferro, Murilo Oliveira e Luzia Waquim.