Edivaldo e Eliziane empatam na liderança de pesquisa; Desempenho de prefeito surpreende

Tudo indefinido. É a principal leitura do resultado da pesquisa Exata divulgada hoje pela TV Guará. Edivaldo Holanda Júnior definitivamente alcançou a pré-candidata Eliziane Gama que antes surgia como favorita. Nem os mais otimistas governistas acreditavam no súbito crescimento do prefeito, que agora confirmou 14 partidos ao seu lado nesta sexta-feria em lançamento da sua pré-campanha.

A pesquisa Exata é mais completa realizada até agora em São Luís, porque além de analisar o cenário com todos os pré-candidatos que já anunciaram a intenção de disputar as eleições, também incluiu uma avaliação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e fez um levantamento espontâneo sobre a disputa pela vagas na Câmara de Vereadores.

A pesquisa Exata/Fiema/TV Guará foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral) MA sob o número 00024/2016 e ouviu entre os dias 13 e 16 de junho,  800 pessoas na zona rural e urbana de São Luís. A margem de erro é 4% para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

No primeiro cenário, a pesquisa Exata/Fiema/TV Guará perguntou em quem você votaria para prefeito de São Luís, se as eleições fossem hoje? Em primeiro lugar aparece o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PDT) com 13% das intenções de voto; em seguida a deputada federal Eliziane Gama (PPS) com 8%; o deputado estadual Wellington do Curso (PP) é o terceiro com 4 pontos percentuais; o deputado federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo(PSDB), foi lembrado por 3% dos eleitores; deputado estadual Bira do Pindaré (PSB)  e a vereadora Rose Sales (PMB) foram citados por 1% dos eleitores; o vereador Fábio Câmara (PMDB), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ex-prefeito Tadeu Palácio somaram menos de 1% das intenções de voto. Outros marcou 1%; nenhum 12%; não sabem 57%.

No segundo cenário analisado, a pesquisa colocou a disposição dos entrevistados os nomes de nove possíveis pré-candidatos a prefeitura da capital e perguntou? Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem voce votaria para prefeito de São Luís? Empatados em primeiro lugar estão Edivaldo Holanda Júnior e Eliziane Gama com 23% das intenções de voto; em segundo Wellington do Curso com 18 pontos percentuais; logo a seguir surge Bira do Pindaré com 7%;  Rose Sales atingiu 5%; Eduardo Braide foi citado por 3% dos entrevistados; Fábio Câmara 2%; Bentivi(PHS) e Zé Luís Lago (PPL) marcaram 1% cada. Nenhum, branco e nulo marcou 11%. Não sabem 6%.

A pesquisa avaliou a disputa entre quatro pré-candidatos e perguntou: Mas se as eleições para prefeito tivessem somente esses quatro candidatos, quem o senhor votaria? Mais uma vez Eliziane Gama e Edivaldo Holanda Júnior tiveram um empate técnico e marcaram 25%; Wellington do Curso foi apontado por 21% dos entrevistado; neste cenário o menos citado foi Bira do Pindaré com 9%. Nenhum, branco e nulo 14%; não sabem 6%.

A pesquisa também simulou a possibilidade de um provável segundo turno com os quatro pré-candidatos mais lembrados no levantamento. No primeiro cenário foi simulado uma disputa entre a deputado federal Eliziane Gama e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Eliziane Gama venceria com 41% das intenções de voto contra 32% para  Edivaldo Holanda Júnior. Nenhum, branco e nulo marcou 21%; não sabem 6%.

Na disputa entre Edivaldo Holanda Júnior e o Wellington do Curso, o deputado foi lembrando por 42% e o prefeito marcou 33 pontos percentuais. Nenhum, branco e nulo 18%; não sabem 7%.

Entre Edivaldo Holanda Júnior e Bira do Pindaré, o prefeito seria reeleito com 39% dos votos o deputado foi citado por 29% dos entrevistados.  Nenhum, branco e nulo 26%; não sabem 6%.

A pesquisa confrontou Eliziane Gama e  Bira do Pindaré, quase metade dos entrevistados disseram votar na federal  que atingiu 49%,  enquanto o estadual atingiu 21%. Nenhum, branco e nulo 23%; Não sabem 7%.

Entre os dois principais candidatos de oposição mais uma vez Eliziane sairia vitoriosa com  42% dos votos, Wellington do Curso marcou 33%. Nenhum, branco e nulo 19%; não sabem 6%.

Na última possibilidade de segundo turno analisada Wellington do Curso seria eleito com 45% dos votos, Bira do Pindaré atingiu 24%. Nenhum, branco e nulo 24%; não sabem 7%.

A pesquisa encomendada pela TV Guará e Fiema ao Instituto Exata também quis saber sobre a rejeição dos pré-candidatos a prefeitura de São  Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi o mais rejeitado pelos entrevistados com 37% das lembranças; em seguida Bentivi com 34%; Bira do Pindaré marcou 23% de rejeição; Zé Luis Lago foi citado por 20% dos entrevistados; Eduardo Braide 18%; 17% disseram que não votariam de jeito nenhum em Rose Sales e Eliziane Gama; Fábio Câmara sofreu a rejeição de 15%; Wellington do Curso 10%; votaria em todos marcou 6%; 12% disseram que não votariam em nenhum.

A pesquisa também verificou a avaliação do gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Apenas 2% dos entrevistados avaliaram a gestão de Edivaldo como ótima; 15% consideram a administração boa; regular foi citada por 44%; ruim 13% e 25% responderam como péssima. Não sabem ou não responderam 1%

O levantamento avaliou se os moradores de São Luís aprovam ou não a administração do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 41% responderam que aprovam e 57% não aprovam o mandato do prefeito. Não sabem ou não responderam 2%

No último cenário de avaliação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a pesquisa quis saber se os eleitores apostariam em um segundo mandato de Edivaldo. 37% responderam que sim e 59% responderam que não. Não sabem ou não responderam 4%.

A Exata também avaliou de forma espontânea em quem os eleitores votariam para vereador da capital, o vereador Isaías Pereirinha foi o mais citado.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.