Notícia

Flávio Dino amplia alianças políticas com adesão de novos partidos ao projeto de mudança

Eleito pela coligação Todos pelo Maranhão em 2014, o governador Flávio Dino (PCdoB), amplia o espectro partidário do governo a caminho de consolidar seu protagonismo político nas eleições de 2018. Aos nove partidos que compunham a coligação – PCdoB, PDT, PSDB, PP, PPS, PSB, PTC, PROS e SD – outras legendas se agregarão em torno do projeto de reeleição do governador para que ele dê continuidade ao processo de mudanças reivindicadas pelos maranhenses.

Com exceção do PROS, todos os partidos da coligação continuam na base do governo. Na Assembleia Legislativa, eles estão agrupados no Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão com acréscimo de deputados do DEM e PRB. A participação do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) na administração sinaliza ampliação dos horizontes partidários em torno do governador Flávio Dino nas próximas eleições. Histórico aliado do grupo Sarney, o partido dirigido no estado pelo ex-deputado estadual Manoel Ribeiro, tende a se agregar a um novo projeto, consubstanciado pelas jovens lideranças como Lucas.

Nem mesmo as candidaturas próprias poderão desmontar o arranjo partidário articulado pelo grupo político do governador. O PT, por exemplo, que carrega a candidatura emblemática do ex-presidente Lula, no Maranhão assim como quase no país inteiro, deve manter distância do PMDB que derrubou a presidente Dilma. O caminho natural da legenda no estado será formar fileira na base adversária aos ex-aliados.

As dúvidas sobre o PSDB dependerão da força da legenda no estado e da resistência em se aboletar em um projeto coletivamente desastroso, sem legitimidade para êxito. Desta forma, mais de 10 legendas estarão apoiando a renovação do mandato do governador Flávio Dino.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.