Notícia

Folha de S.Paulo: governadores pedem conselhos a Flávio Dino para trazer respiradores

A “operação de guerra” montada pelo Maranhão para trazer 107 respiradores da China inspirou outros governadores a fazer o mesmo. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo desta sexta-feira (17), governadores de vários Estados estão procurando Flávio Dino para tentar fazer a mesma coisa.

“O plano elaborado pelo governo do Maranhão de comprar respiradores da China e trazê-los pela Etiópia, escapando dos radares de EUA e Europa, despertou o interesse de chefes de outros estados, que procuraram a gestão Flávio Dino”, diz a coluna Painel.

De acordo com o jornal, os governos de Ceará, Piauí, Amapá e Amazonas ligaram nesta quinta (16) para saber como encontrar respiradores disponíveis na China e trazê-los por rotas pouco visadas pelos principais centros.

O Pará aguarda a chegada de 400 respiradores até o final da próxima da semana, também com parada na África, acrescenta o Painel.

A operação de guerra

De acordo com a Folha, a “operação de guerra” do Maranhão 30 pessoas e custo de R$ 6 milhões.

A estratégia foi feita porque EUA e Alemanha têm impedido a compra de respiradores que não sejam para eles mesmos.

Outro entrave é o governo Bolsonaro. Em março, Flávio Dino já tinha reservado a compra de um lote de respiradores de uma fábrica de Santa Catarina, mas o governo federal bloqueou a transação e distribuiu os equipamentos conforme seus critérios.

Uma nova tentativa, com a China, foi frustrada pela Alemanha. E, depois, pelos Estados Unidos.

Foi assim que o Maranhão se viu obrigado a negociar diretamente com uma empresa de Guangzhou, que enviou os respiradores para a Etiópia, com o objetivo de escapar do radar da Europa e dos EUA.

Ao chegar a São Paulo, a mercadoria foi colocada em avião fretado da Azul e mandada para o Maranhão. A liberação na alfândega não foi feita em SP para evitar que o governo federal retivesse os respiradores, como tem acontecido.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Folha de S.Paulo: governadores pedem conselhos a Flávio Dino para trazer respiradores”

  1. milson disse:

    COITADOS.