Pragmatismo

Maranhão lidera em número coligações entre PT e PL nas eleições municipais

Em meio a uma polarização política em nível nacional, o Maranhão destaca-se com alianças entre o PT, partido do presidente Lula, e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, 22 cidades maranhenses apresentam candidaturas apoiadas por essas duas legendas, o maior número no Brasil. A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo.

Entre os municípios mais populosos do Maranhão com alianças entre PT e PL estão São Luís, São José de Ribamar e Bacabal. Em Coroatá e Viana, partidos se revezam na liderança das chapas, evidenciando uma flexibilidade eleitoral que busca resultados, especialmente em cidades menores onde as questões ideológicas são minimizadas em prol da vitória.

Essas coligações, que envolvem de quatro a 14 partidos em diferentes municípios, não são exclusivas do Maranhão, mas se repetem em outros 16 estados, totalizando 79 cidades.

No entanto, a presença  dessas alianças no estado, onde o ex-governador Flávio Dino, atual ministro do STF, teve forte influência, chama atenção para a prevalência de um pragmatismo eleitoral sobre ideologias.

Apesar da orientação nacional das siglas de evitar coligações entre si, especialmente em São Paulo, o Maranhão desponta como um laboratório político, ilustrando como as dinâmicas locais podem desafiar as diretrizes partidárias nacionais.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Maranhão lidera em número coligações entre PT e PL nas eleições municipais”

  1. Carlos Barroso disse:

    O new petista Felipe Camarão disse que no Maranhão “bolsonarista não se cria”. Essa não é a verdade. Para vencer as eleições, a qualquer custo, o PT segue firme e forte abraçado ao bolsonarismo e a Bolsonaro. O próprio Camarão fez discurso defendendo a candidatura de Belezinha, uma das maiores bolsonarista, no Maranhão. Na capital, Duarte Júnior caminha lado a lado com o bolsonarismo.