Notícia

Maranhão tem a maior proporcionalidade entre policiais na ativa e aposentados

O Maranhão tem 8,6 policiais militares na ativa para cada aposentado e pensionista, segundo Núcleo de Estudos e Pesquisa da Consultoria Legislativa do Senado, divulgado na edição desta terça-feira, 21, do jornal O Estado de S. Paulo.

No país, apenas cinco estados tem menos de dois policiais militares em bombeiros em atividade para cada aposentado ou pensionista: além do Maranhão, Amapá, Roraima, Alagoas e Mato Grosso.

Os militares não serão alcançado pela proposta de reforma da Previdência Social do Governo Temer que estabelece idade mínima de 65 para aposentadoria e tempo mínimo de contribuição de 24 anos. De acordo com o levantamento para cada trabalhador aposentado da iniciativa privada há 2,7 trabalhadores na ativa.

Os militares aposentados nos estados recebem os mesmos reajustes concedidos aos da ativa, segundo “paridade” salarial. Há uma curva crescente no número de PMs em busca da aposentadoria. No Distrito Federal, onde a proporcionalidade entre aposentados e ativos é de 1,1 para 1, há uma corrida para aposentadoria. Esse movimento ainda é tímido no Maranhão, com contingente de perto de 9 mil trabalhadores.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.