Mariana Carvalho denuncia Aluísio Mendes por violência política de gênero
A ex-candidata à Prefeitura de Imperatriz, Mariana Carvalho (Republicanos), apresentou uma representação formal ao Ministério Público Federal contra o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual de seu partido.
Na denúncia, Mariana acusa o parlamentar de praticar violência política de gênero, difamação e abuso de poder partidário, com destaque para condutas ocorridas durante o período eleitoral.
Segundo Mariana, Mendes fez declarações públicas ofensivas às vésperas do segundo turno, acusando-a de “ausência de caráter” e de apoiar uma “organização criminosa”.
“Tais declarações, além de infundadas, foram graves ataques à honra e à imagem da candidata, com evidente intenção de prejudicar sua campanha eleitoral, configurando a prática de violência política contra a mulher”, afirma um trecho da representação.
A denúncia inclui a transcrição de uma entrevista gravada em vídeo poucos dias antes do segundo turno, na qual Mendes critica a ex-candidata por sua ligação com o PL, partido liderado por Josimar de Maranhãozinho. Mariana também menciona matérias da imprensa local para reforçar suas acusações.
Além disso, ela acusa o deputado de articular sua exclusão de cargos de liderança no partido dias antes da eleição, decisão que considera abusiva e arbitrária.