Notícia

Modernização do transporte coletivo da capital trouxe facilidade e economia para a população

Faltando seis meses para o fim do seu primeiro mandato, sem dúvida alguma um dos principais acertos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi a modernização do sistema de transporte coletivo da capital. Não apenas pela licitação que vai trazer mais transparência para o setor, mas sim pelos programas implantados pelo município para facilitar a utilização do usuário. Os resultados podem ser comprovados com números.

O Bilhete Único, por exemplo, em um semestre de funcionamento foi utilizado em 2,2 milhões de vezes pelos usuários do sistema de transporte. Diariamente, cerca de sete mil estudantes e pelo menos 11 mil trabalhadores fazem uso do sistema de bilhetagem. Entre as vantagens oferecidas pelo sistema, implantado em dezembro do ano passado, esta a economia de tempo. Isso porque, com o Bilhete Único, o passageiro pode pegar outro ônibus em qualquer ponto da cidade sem a necessidade de pagar outra passagem ou de esperar a chegada em um terminal de integração. Mesmo com uma certa desconfiança do próprio usuário no início, a mobilidade do sistema não deixa dúvidas, é o que explica o prefeito.

“O número expressivo de integrada por meio do programa comprova seu sucesso. Percorremos um longo caminho para chegarmos a esse resultado. Tivemos primeiramente que realizar um trabalho árduo de equalização do sistema de transporte, que se encontrava desequilibrado e deficitário. Durante todo esse tempo de planejamento, fizemos a modernização do sistema para que o Bilhete Único pudesse efetivamente ser implantado”, afirmou.

Ao utilizar o Bilhete Único, o usuário tem até 1h30 para fazer a mudança de coletivo, pagando uma única passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da viagem. Se optar por trafegar no sentido diferente, poder embarcar em qualquer ônibus no intervalo de 45 minutos, a contar do momento em que passar o cartão de transporte no validador de passagem, localizado na catraca do ônibus.

Esse resultado não é apenas pelo Bilhete Único, outros programas também mostram o quanto a Prefeitura tem buscado a melhoria no setor. Entre eles este o serviço de Recarga Embarcada, que atualmente é utilizado por 230 mil usuários. Ela permite que o passageiro do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga. A modernização do sistema também permitiu o combate a fraudes, com a Biometria Facial.

Essa foi uma das promessas do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de restruturação de todo o sistema de transporte da capital. Mesmo com os aumentos das passagens de ônibus, algo inevitável em função do preço dos combustíveis, isso apenas oportunistas não enxergam, o prefeito compensou devido a esses programas que fazem o usuário ter que pagar menos bilhetes para se deslocar.

Claro, sem falar na Licitação do Transporte que vai melhorar a qualidade da frota de ônibus e proporcionar mais conforto a população de São Luís. Até o famoso GPS, esta incluído na Licitação.

Entre acertos e erros, nesse item, Edivaldo conseguiu cumprir com tudo que havia prometido.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.