Notícia

Othelino se posiciona sobre CPI proposta por Yglésio

O deputado Othelino Neto, presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, comentou nesta quinta-feira (27) sobre a proposta de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar matrículas no curso de Medicina da UEMA em Caxias.

Othelino acredita que a proposta de instalação não tem condições de prosperar, por não aglutinar desejos majoritários na casa. “Esse é um assunto interno do Poder Judiciário. A competência de cuidar da conduta de juízes e membros do Judiciário é da Corregedoria de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça, CNJ”, observou Othelino Neto

O presidente da Assembleia enxerga evidências de inconstitucionalidade na proposta, diante de decisões prolatadas pelo Supremo Tribunal Federal, STF, neste mesmo sentido. O presidente da Assembleia citou caso de natureza idêntica ocorrido na Câmara Federal que também não prosperou.

A CPI proposta pelo deputado Yglésio em como objeto a concessão de liminares pela Justiça que permitiram a matrícula de alunos não aprovados no processo seletivo da Universidade Estadual do Maranhão no curso de Medicina da Uema.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Othelino se posiciona sobre CPI proposta por Yglésio”

  1. BRITO disse:

    Neste caso, o deputado Othelino Neto tem razão, pois a UEMA apenas acatou uma decisão judicial. E, infelizmente, nem o legislativo consegue mexer nesta caixa preta do judiciário.
    Mas seria salutar a ALEMA formalizar um pedido de avaliação da conduta do juiz junto ao CNJ.