Notícia

População promete protestar em sessão extraordinária que vota afastamento do prefeito Diringa

Hoje à tarde, em sessão extraordinária na Câmara de Tutoia, os vereadores do município vão votar a possibilidade de afastamento do prefeito Raimundo Nonato Bakuil (Diringa). O clima é tenso na cidade porque a população é contra a saída do prefeito é promete fazer um grande protesto.

A cassação do prefeito é orquestrada pelo vereador e ex-deputado Zé Orlando, adversário político de Diringa, que possui interesse em dar posse ao vice-prefeito João Batista Araújo da Silva. Ele já teria copilado pelo menos oito vereadores, mas seriam necessários no mínimo nove votos e por isso ele estaria utilizando de manobras jurídicas para garantir a aprovação do afastamento do prefeito.

Em março, durante uma sessão que discutia o afastamento do prefeito Diringa, centenas de manifestantes foram até a Câmara e a sessão teve que ser suspensa por conta da confusão.

No mês de abril, Raimundo Nonato Baquil e o vice-prefeito, João Batista Araújo da Silva, haviam sido afastados pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Rodrigo Otávio Santos, por alegação de captação ilícita de sufrágio e de abuso de poder econômico. Mas, a decisão de primeiro grau coube recurso e Diringa voltou ao cargo por deferimento da Corte Eleitoral que acatou o pedido de liminar suspendendo o afastamento.

A votação na Câmara de Vereadores de Tutoia esta marcada para às 14h e a população promete uma grande manifestação para impedir que a cassação seja aprovada.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.