Notícia

Por veto de Sarney a Dino, Janot pode buscar recondução ao cargo de PRG

O procuradoria-Geral da República, Rodrigo Janot, ainda não decidiu se concorrerá a um terceiro mandato, mas a possibilidade de veto do PMDB ao nome do  subprocurador Nicolao Dino, irmão do governador Flávio Dino, poderá levar a uma nova candidatura.

A possibilidade de Janot se candidatar à recondução ainda é uma incógnita, mas ele sabe: se Nicolau Dino conseguir integrar a lista tríplice interna, sofrerá veto explícito do PMDB, via José Sarney. Por isso, um terceiro mandato já é visto com bons olhos pelo procurador, ainda mais diante da Operação Lava Jato.

Sarney e membros do PMDB, aconselharam  o presidente Michel Temer a estudar novas regras para a nomeação do chefe da Procuradoria Geral da República. Hoje a eleição funciona através de uma lista triplice, votada por membros do Ministério Público e o  presidente decide quem será o PGR, historicamente o mais votado.

A disposição de Janot de concorrer ao 3º mandato preocupa o governo. Em meio à Operação Lava Jato, procurador-geral tem grandes chances de ser o primeiro colocado. O atual mandato do atua termina em setembro. A eleição deve ocorrer até agosto.

Sarney não quer Janot, muito menos Dino, e tem agido nos bastidores para tentar escolher um procurador que seja do seu agrado.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.