Notícia

Queimadas: O malabarismo jornalístico do jornal dos Sarney para comparar Dino a Bolsonaro  

O jornal O Estado do Maranhão, traz em sua matéria de capa na edição deste sábado, notícia de que as queimadas no Maranhão aumentaram 87%. O objetivo é descredibilizar as opiniões de Flávio Dino sobre o desmatamento desenfreado que ocorre na Amazônia devido a equivocada política do presidente Jair Bolsonaro.

Quem lê apenas a manchete do pasquim sarneyzista se assusta com a situação do estado. Mas quem tenta interpretar o texto que acompanha o título sensacionalista percebe rapidamente o malabarismo jornalístico que foi feito para macular a imagem do governador Flávio Dino.

A matéria comparou o chuvoso de julho com agosto, mês em que começa o período da falta de chuvas em todo o Maranhão, e o consequente aumento no número de queimadas.

Diante do susto com o número elevado noticiado pelo jornal, o blog foi atrás dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para comparar o ano de 2019 com anos anteriores, o que é o jornalisticamente correto.

De acordo com os números da tabela de focos acumulados por estado brasileiro nos últimos cinco anos, 2019 – apesar da apologia ao desmatamento do presidente da República – não registra números elevados, como 2015 e 2016, por exemplo.

De 1° de janeiro a 23 de agosto, 2019 está praticamente na média dos dois últimos anos, que registraram diminuição considerável dos focos de queimadas comparados aos dois primeiros anos da gestão de Flávio Dino.

Os números reais comprovam o malabarismo jornalístico feito pelo moribundo jornal dos Sarney, e demonstram o desespero da oposição em querer comparar Bolsonaro com Flávio Dino.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.