bloco de notas

Rapidinhas de Domingo (21/01)

Dançar, curtir, ficar de boa

Eduardo Braide surpreendeu aqueles que davam como perdida a disputa com Carlos Brandão pelas chaves de São Luís no carnaval deste ano. O prefeito deu a volta por cima, enquanto o Governo do Estado tomava para si, de forma ostensiva, o circuito da Beira-Mar, e armou palco nos derredores do Terminal de Integração da Praia Grande, garantindo a infraestrutura adequada para a folia, apresentações em alta no cenário nacional e segurança. Neste sábado, primeiro dia do “Cidade do Carnaval”, Braide serviu de anfitrião para a cantora Joelma e testou sua popularidade no ano em que disputará a reeleição. Saiu de lá empolgado com o “approach” do eleitorado, com os gritos de “já ganhou” que surgiam todas as vezes que aparecia nos telões do evento.

Passo adiante

No entorno do Palácio de La Ravardière, é consenso que Eduardo Braide será candidato a governador do Maranhão daqui a dois anos, independentemente dos resultados das urnas neste ano em São Luís. O prefeito avalia a hipótese com a peculiar discrição; contudo, quando instigado por auxiliares mais empolgados, inclusive nas cobranças relacionadas ao nome do possível vice, enfatiza a necessidade de foco nas demandas políticas e administrativas deste ano, orientando que seja dado um passo de cada vez.

Bloco da Imprensa

Pós-graduado em Comunicação e Marketing, o atual titular da Cultura de São Luís, Marquinhos Duailibe, é um dos cotados para a Secretaria de Comunicação, ocupada interinamente por Emílio Murad. Nos gabinetes da Praça Pedro II, outras mudanças são especuladas na prefeitura para depois do Carnaval, principalmente para acomodar novos aliados e liberar postulantes a vagas na Câmara para a pré-campanha.

O inimigo agora é outro

Aliados de Flávio Dino em Brasília contam que Ricardo Cappelli chegou a se oferecer ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para cuidar da segurança pública fluminense, depois que foi defenestrado do segundo gabinete mais importante do Palácio da Justiça. Os dois se aproximaram devido à intervenção do Governo Federal nos portos e aeroportos do estado, com os petistas alinhados a Castro insuflando o enlace. No entanto, os desdobramentos da Operação Sétimo Mandamento, envolvendo o governador e o irmão, criaram constrangimentos para Cappelli. Agora, com aviso prévio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o número dois de Dino estará à vontade para negociar seu retorno à terra natal.

Arapuca

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, deixou de atender ligações e responder às mensagens de três deputados (dois estaduais e um federal) desde que foi conduzida a uma armadilha no Palácio dos Leões em favor do principal adversário, Fred Campos, sendo obrigada a aparecer no retrato de mãos dadas com o bilionário da Qualitech, numa foto emoldurada pelo governador Carlos Brandão.

Podemos

O deputado federal Fábio Macedo, presidente estadual do Podemos, promete eleger 40 prefeitos neste ano no Maranhão. Uma das prioridades do filho de Dedé Macedo é a cidade de Igarapé Grande, administrada atualmente por Erlanio Xavier, que está no fim de seu mandato. A pré-candidata da legenda, Jacinta José, já se mobiliza para sucedê-lo, com as garantias dos Macedos de que terá condições para enfrentar qualquer concorrente.

De novo

Na iminência de deixar o socialismo rumo a alguma legenda de Direita, o deputado estadual Yglésio Moyses, ainda no PSB, posou para fotos nesta semana com um dirigente estadual do Novo e instalou outdoors saudando o ex-presidente Jair Bolsonaro nas principais avenidas da capital.

Fila

Advogados de confiança do governador são mencionados como postulantes à vaga de Washington Macaxeira no Tribunal de Contas do Maranhão. Se o vice-governador Felipe Camarão não quiser a cadeira, a fila tende a andar, com Flávio Costa, Elias Gomes, Alberto Bastos, Raul Cancian Mochel, Pedro Chagas e outros operadores do poder que circundam o Palácio dos Leões na briga pela indicação.

Interregno

Nos dez dias à frente do Palácio dos Leões, a agenda de Felipe Camarão foi ocupada basicamente por apenas três deputados estaduais, além dos federais Duarte Junior e Márcio Jerry. Leandro Ney Bello, Carlos Lula e Rodrigo Lago se revezaram em uma disputa para ver quem conseguia trazer mais lideranças municipais para tirar fotos com o governador em exercício. Foi perceptível a ausência de outros parlamentares e de lideranças partidárias, assim como da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.