Notícia

Waldir Maranhão libera deputados para curtirem o São João, mas Eliziane emenda feriadão para fazer campanha

Os deputados federais do Maranhão começam a desembarcar no estado nesta quinta-feira (23), isso porque conseguiram folgas nesta e na próxima semana para aproveitarem as festas de São João. Com a aproximação das eleições municipais, o momento é de fazer política partidária e garantir suas bases eleitorais.

Algum deles são pré-candidatos como Ildon Marques e Eliziane Gama. A irmãzinha é um caso a parte, já que ela não aparece para trabalhar desde terça-feira (22), decidiu emendar a folga, e só não vai ter os salários descontados porque o presidente interino Waldir Maranhão decidiu tomar uma postura diferente do seu antecessor que era mais rígido com os faltosos. Nesta quarta-feira (22), enquanto os deputados apreciavam 10 medidas de combate à corrupção formuladas em projeto de Lei que tramita na Câmara, Eliziane dava entrevista na TV Guará para falar da sua pré-campanha.

Como tradicionalmente ocorre todos os anos, a Câmara não realizará sessões de votações na quarta e na quinta-feira das duas semanas para que os parlamentares possam participar dos festejos.

O argumento para que sejam liberados é que os deputados, principalmente os do Nordeste, precisam participar destas festas de São João em suas bases eleitorais. Em ano de eleições municipais como 2016, dizem, essa participação é ainda mais importante, sobretudo para aqueles parlamentares cujos redutos eleitorais são em cidades do interior. Como é o caso de boa parte dos parlamentares maranhenses.

Para que pudessem ser liberados mais cedo, deputados tentaram fazer um “esforço concentrado” de votações entre segunda-feira e terça-feira. Na prática, porém, muitos emendaram a folga, como é o caso de Eliziane.

Na próxima semana, o presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), já prometeu liberar novamente os parlamentares na quarta e na quinta-feira, com o acordo para que participem das votações na segunda e na terça-feira. Nas sextas-feiras, normalmente já não há sessões de votações na Casa.

Fanfarrão, Maranhão avisou que não descontará nem uma das faltas dos salários dos deputados. Segundo parlamentares, o deputado do PP já vem adotando essa postura desde que assumiu interinamente o comando da Casa – postura diferente da do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que descontava as faltas dos salários.
Com acréscimo de informações Estadão

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.