Notícia

Weverton Rocha apresenta emendas para diminuir idade mínima da aposentadoria na Reforma da Previdência

O deputado federal Weverton Rocha, líder do PDT na Câmara, apresentou três emendas à PEC 287/2016, que trata da reforma da Previdência. Todas com o objetivo de diminuir a idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores.

Pela proposta do projeto do presidente Michel Temer a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem será de 65 anos, mediante 15 anos de efetiva contribuição, sem levar em conta a função desempenhada pelos trabalhadores. No modelo atual, a idade mínima para homens é de 60 anos e 55 para mulheres,  alguma categorias possuem regime especial.

Uma das emendas diz respeito aos trabalhadores rurais. A preocupação é que a maioria dos agricultores ainda prática a plantação de subsistência e não conseguiria contribuir com o tempo exigido pelo Governo Federal. Além disso, a rotina é dura e cansativa para um idoso. O deputado quer manter as regras atuais. “Se as regras passarem do jeito que o governo quer, haverá uma imensa miséria no campo”, afirmou o parlamentar.

Weverton Rocha também apresentou emendas para suprimir as mudanças propostas na aposentadoria de professores e policiais civis estaduais e federais, incluindo policiais rodoviários e ferroviários federais, que atualmente têm tratamento diferenciado, com direito a se aposentar mais cedo. O texto da reforma enviada à Câmara iguala todas as aposentadorias em 65 anos. “A justiça consiste em tratar os desiguais de forma a conseguir o equilíbrio e a igualdade de oportunidade”, explicou.

O parlamentar ainda garantiu que outras emendas ainda serão apresentadas para reduzir a idade geral de aposentadoria, melhorar a regra de transição e manter a diferença de idade para aposentadoria de homens e mulheres. “Elas têm uma dupla jornada de trabalho, ganham menos no mercado, não podem ser penalizadas com um aumento tão grande no tempo para aposentadoria”, afirmou.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.