Educação precária

Escola indigna: ainda existem escolas de palha e taipa no Maranhão

O governador Flávio Dino (PSB) está terminando o segundo mandato sem concluir uma das promessas de campanha ainda do primeiro que é acabar com as escolas de palha e taipa no Maranhão por meio do Programa Escola Digna.

Hoje foi desfeita mais uma falácia dinista. Uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou que escolas sem qualquer condição de funcionamento ainda são realidade em municípios como Igarapé do Meio, Monção e Bom Jardim. 

São escolas sem energia elétrica, banheiros, cadeiras e quadro, funcionando em estruturas de barro e taipa. Por causa da precariedade, algumas unidades escolares foram instaladas em outros espaços que também não oferecem a mínima condição de aprendizagem aos alunos. 

Lançado por Dino ainda em 2015, o Programa Escola Digna tinha o objetivo de substituir escolas improvisadas de taipa, palha e instaladas em galpões ou outros estabelecimentos considerados inadequados por estruturas de alvenaria. Mas essa está longe de ser a atual realidade do estado.

A verdade é que Dino está deixando o Maranhão em uma situação crítica em que famílias estão passando fome (veja aqui) e os indicadores educacionais mostrando um retrocesso na qualidade do ensino (veja aqui). E contra esses fatos não há argumentos.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.