Edição Extraordinária (08/07)
Escarcela azul
O suplente da deputada Detinha Maranhãozinho, pastor Silvio Antonio, do Ministério Apostólico Internacional Shalom, destinou quase R$ 18 milhões em emendas parlamentares para prefeituras ligadas a Josimar Maranhãozinho. Entre essas prefeituras estão Zé Doca, Aldeias Altas, Araguanã, Cândido Mendes, Igarapé do Meio e Maracaçumé.
Saída de emergência
Veículos de imprensa nacional descobriram que recursos de emendas Pix financiaram shows em diversas cidades do Brasil durante o período junino. No Maranhão, deputados federais destinaram transferências especiais para a apresentação de artistas nacionais, como Xand Avião e Ávine Vinny. Suspeita-se ainda que o São João do Barreto, patrocinado pelos Correios com apoio do Governo do Estado, tenha sido financiado em parte pelas chamadas “emendas pizza”, um mecanismo que permite a transferência direta de verbas da União para estados e municípios sem a necessidade de formalização prévia de convênios, apresentação de projetos ou aprovação técnica do governo federal.
Dever de casa
Se quiser ser bem-sucedido na tarefa de coordenar a campanha de Duarte Júnior a prefeito de São Luís, o empresário Marcus Brandão, presidente estadual do MDB, precisa pacificar a legenda, unindo as diversas alas em torno do projeto governista. O MDB está dividido na capital, com o grupo liderado pelo deputado federal Cleber Verde comprometido com a reeleição do prefeito Eduardo Braide. Existe também um movimento interno que defende uma candidatura própria, a ser encabeçada pela ex-governadora Roseana Sarney.
Plano B
O governador Carlos Brandão e o deputado federal Aluísio Mendes não escondem, nos bastidores, o entusiasmo com a ideia de uma terceira via encabeçada por Roseana, com condições reais de levar o pleito em São Luís para o segundo turno, gerando desdobramentos no próximo pleito estadual. Roberto Rocha, também do Republicanos de Mendes, defendeu publicamente o nome da ex-governadora como candidata ao Palácio de La Ravardière, mas ela parece bem mais interessada na organização de um arraial fora de época no Convento das Mercês.
Operação Barbarossa
Embora conte com o apoio recente e incondicional do ex-secretário de Segurança Aluísio Mendes, o atual titular da pasta, Maurício Martins, não é unanimidade entre o núcleo decisório do Palácio dos Leões. Na semana passada, em meio à crise que resultou na queda do delegado Jair Paiva do comando da Polícia Civil, um importante secretário de articulação governista ligou para Raimundo Cutrim, provocando-o sobre a possibilidade de assumir novamente a titularidade da SSP.
Mãos ao alto
A Polícia Civil do Maranhão pediu a prisão preventiva dos suspeitos do assassinato do agiota Pacovan, ocorrido no mês passado em um posto de gasolina em Zé Doca. As investigações do caso devem resultar em uma grande operação, que pode desbaratar um esquema de agiotagem com fins políticos, lavagem de dinheiro e negociação de emendas parlamentares, envolvendo diversas autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
Comentários estão desativados