Mineração responsável

Amapá cria Secretaria de Mineração e anuncia parceria com Serviço Geológico do Brasil para atrair investimentos

O Governo do Amapá fechou um acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a realização de pesquisas que mapearão o potencial mineral do estado. O objetivo é fazer uma revisão do Plano de Mineração, atualizando os dados do estado, que é conhecido por ter intensa atividade econômica na área. O documento foi assinado com a presença do diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e o governador Clécio Luís.

Na prática, o estado e o órgão do Governo Federal vão unir esforços para captação de recursos, como a concepção, desenvolvimento e aprovação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas áreas de geologia, hidrologia, agrominerais, prospecção mineral e ambiental. O governo amapaense criou a Secretaria de Mineração para ordenar a atividade no estado, após orientação da direção do SGB, em 2023.

“O Amapá é um protagonista nos debates sobre desenvolvimento sustentável e transição energética. Portanto, é muito importante esse trabalho conjunto que estamos construindo e que beneficiará todo o nosso país”, destacou Inácio durante a cerimônia.

O documento também estabelece diretrizes para a execução da atividade mineral no território amapaense, estabelecendo regras claras e desburocratizando as solicitações de investidores que queiram operar no estado. Quando ocorre de maneira ilegal, a mineração pode causar grandes danos ao meio ambiente, como poluição do solo e cursos d’água.

“O estudo e o plano vão nos ajudar de forma estratégica a atrair grandes mineradoras que queiram, de forma responsável, ética e sustentável, dentro dos melhores padrões ambientais, fazer a exploração mineral no nosso estado. Todos os estados que fizeram isso que estamos fazendo conseguiram se sobressair e transformar a atividade em um grande segmento econômico”, ressaltou o governador Clécio.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.