Luto na cultura

Morre, aos 88 anos, Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras

Faleceu nesta segunda-feira (29), aos 88 anos, Joaquim Salles de Oliveira Itapary Filho, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e ocupante da cadeira nº 4 da entidade. Ele era pai do secretário de Cultura de São Luís, Maurício Itapary. A notícia foi divulgada pela própria AML, através de uma publicação no Instagram.

“É com profundo pesar que a Academia Maranhense de Letras comunica o falecimento, na noite desta segunda-feira, do acadêmico Joaquim Itapary. Itapary tinha 88 anos e ocupava a Cadeira 4 da AML”, diz a publicação.

Nascido em São Bento em 23 de abril de 1936, Joaquim Itapary formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e teve uma carreira marcada por importantes contribuições no serviço público e na academia.

Ele atuou em diversas funções, incluindo secretário-executivo da Comissão de Planejamento Econômico do Maranhão, procurador autárquico da Sudene e diretor de Relações Industriais da Companhia Nacional de Álcalis. Foi também deputado à Assembleia Legislativa do Maranhão e secretário de Cultura do estado.

Além de seu trabalho no serviço público, Itapary teve uma carreira prolífica como escritor e editor. Publicou diversos trabalhos técnicos e literários, como “Seis poemas de Joaquim Itapary” e “A falência do ilusório”.

Membro da Academia Sambentuense, foi reconhecido por seu papel na organização e publicação de textos importantes de outros autores maranhenses. Joaquim Itapary deixa um vasto legado cultural, acadêmico e literário, que continuará a inspirar futuras gerações.

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Morre, aos 88 anos, Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras”

  1. MANAH disse:

    QUAL A IDADE CORRETA? 77 OU 88 ANOS???