MOBILIDADE

Anel Viário e Corredor Metropolitano são projetos do PAC para São Luís

Duas obras do “Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade”, do Governo Federal, têm o potencial de impactar positivamente a mobilidade urbana de São Luís. São projetos que estão nas mãos do Planalto desde o governo de Dilma Rousseff e dos quais se espera que saiam do papel com o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder.

O primeiro é o trecho inicial do Novo Anel Viário de São Luís, que tem início na Avenida Ferreira Goulart, nas proximidades do Jaracati, e termina na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab. Com uma extensão total de 12,37 km, o trecho contaria com 11,6 km de BRT, incluindo 10 estações de embarque e desembarque, além de um terminal. O trecho final da obra – indicado em pontilhado na imagem – ligaria a Jerônimo de Albuquerque à MA-203, na altura do bairro Sol e Mar.

Já a Avenida Metropolitana de São Luís abrange também municípios da Grande Ilha. Ela tem início na BR-135, na altura do bairro Vila Funil, e termina no cruzamento das MAs 203 e 204, próximo a um condomínio de luxo no Araçagy. Além disso, nesta primeira etapa, está prevista uma ligação com o Cruzamento da Forquilha. No total, são 21,44 km de extensão, com faixa exclusiva para ônibus, atravessando três dos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar).

Na segunda etapa, a Rotatória da Forquilha será interligada à Via Expressa, numa obra com 5,20 km de extensão, faixa exclusiva para ônibus e conexão com o Novo Anel.

Ao todo, o Novo PAC prevê investimentos de R$ 93,9 bilhões no Maranhão, abrangendo obras de infraestrutura, mobilidade urbana, saúde pública, habitação e cultura. O programa foi lançado na sexta-feira (11).

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.