Notícia

Após morte de estudante, PM vai atuar dentro da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão começou a tomar as primeiras providências após a morte do estudante Kelvin, ocorrida no final de semana. A reitora Nair Portela assinou um convênio com a Secretaria de Segurança na tarde desta segunda-feira, 08, para garantir a atuação da Polícia Militar na Cidade Universitária. A presença de equipes da PM nas instalações da UFMA deve começar imediatamente.

O convênio prevê diversas ações para viabilizar a segurança ostensiva e preventiva da Polícia Militar no Campus do Bacanga, atuar junto à equipe privada da UFMA, realizar rondas em locais vulneráveis e de alto risco e monitorar os espaços físicos da Instituição. A UFMA disponibilizará o apoio logístico e técnico para a Polícia Militar, fornecendo as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades de inteligência; oferecerá programas de capacitação para os policiais, além de apoiar, institucionalmente, o Programa de Redução do Uso de Drogas.

Outra medida adotada é a transferência do 1º Batalhão da PM, que funcionava no Outeiro da Cruz, para a sede do SAISP, na Avenida dos Portugueses, próximo ao Campus.

A reitora disse que a maior parte da comunidade universitária apoia a presença da PM nos domínios da UFMA. “Estamos concretizando uma parceria que resultará em benefícios para todos. Não é possível conviver com a violência em um espaço de formação e libertação, como é a Universidade. Esta é uma preocupação nacional. A Instituição quer amadurecer e melhorar sua política de segurança na busca por caminhos de garantí-la, sem descaracterizar o ambiente universitário. Além da presença da Polícia Militar, vamos melhorar a iluminação da Cidade Universitária e estabelecer medidas que visam controlar o acesso às dependências por pessoas que não pertencem à comunidade acadêmica”, esclareceu.

Na última sexta-feira, o estudante Kevin Rodrigues Ribeiro, 22 anos, do curso de Bacharelado Institucional em Ciência e Tecnologia, foi morto a golpes de faca em um banheiro do Centro de Ciências Humanas – CCH.

Na manhã de hoje, dezenas de estudantes  protestaram no campus cobrando mais segurança da universidade.

Prisão

A Polícia prendeu quatro suspeitos pelo assassinato do estudante Kevin Rodrigues. Um deles, identificado como Mailton Irapuã Cardoso, confessou ter cometido o crime. As investigações apontam para tentativa de latrocínio.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.