Bloco de Notas 20/06
Sem ciúme – Com visita ao Maranhão marcada para esta sexta-feira (21), o presidente Lula pode cancelar uma das suas atividades para não criar rivalidades entre os grupos políticos que o apoiam. Até o momento, estão previstos dois atos: um no Porto do Itaqui e outro na Avenida Litorânea. Segundo apurou o Marrapá, o evento do Itaqui, onde o mandatário deverá assinar a renovação da concessão do porto, pode não acontecer. Em vez disso, o documento seria assinado na Litorânea.
O presidente teria optado por um único evento para acomodar de uma vez só os diversos aliados que prometem acompanhá-lo no palanque. Entre as alas estão as lideradas pelo governador Carlos Brandão, pelo deputado estadual Othelino Neto e pelo senador Weverton. Othelino é opositor de Brandão, por exemplo.
Mistério – O deputado Othelino Neto (Solidariedade) aparentemente colocou fim ao mistério de quem seria o “grande empresário” por trás do São João do Barreto. Ele afirmou que a festança teria o cantor e empresário Xand Avião como responsável. Ele é dono da produtora Vybbe.
O governador Carlos Brandão havia informado anteriormente que o suposto “grande empresário” se responsabilizaria pelos gastos com cachês e estrutura. O evento é oficialmente patrocinado pelo Governo Federal, através dos Correios, empresa estatal. Apesar da suposta descoberta de Othelino, o próprio Brandão nunca se manifestou para dizer quem seria o benfeitor.
Costumes – Ainda no parlamento estadual, a deputada Mical Damasceno (PSD) agora tem uma pauta de costumes aprovada para chamar de sua. O Projeto de Lei 441/2023, que “assegura aos pais e responsáveis o direito de vedarem a participação dos seus filhos em atividades pedagógicas de gênero”, foi acatado pela casa na sessão desta quinta-feira (20).
Foram contra os deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Othelino Neto (Solidariedade). A lei agora vai para sanção.
Disputa – Desde o início do período junino, usuários das redes sociais criticam a falta de atrações culturais no Centro Histórico de São Luís. Agora, tanto o prefeito Eduardo Braide quanto o governador Carlos Brandão resolveram montar palcos para realizarem as apresentações na região. Detalhe: no mesmo logradouro, a Rua Portugal. Mais um capítulo do embate cultural que vem dos shows do carnaval, entrou nas grandes apresentações de São João e agora chega ao palco mais tradicional da cidade.
Se a moda pega… – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitou a suspensão da contratação de shows nacionais para o São João de Turilândia. O MP alega falta de transparência para ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP). Para o promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a falta de informações mínimas sobre os gastos, somada aos problemas de educação, saúde, meio ambiente e infraestrutura da cidade, é determinante para o cancelamento das apresentações.
A administração programou os shows de João Gomes, Thullio Milionário, Manim Vaqueiro, Viviane Batidão, Klessinha e Alanzim Coreano. As apresentações estão previstas para ocorrer entre os dias 20 e 30 de junho. A prefeitura tem 24 horas para se manifestar.
Última que morre – O prefeito Eduardo Braide ainda nutre a esperança de ter um vice do MDB, partido que atualmente está com Duarte Júnior, seu principal concorrente na eleição municipal deste ano. Membro da legenda, o deputado federal Cléber Verde já embarcou no apoio a Braide, enquanto o presidente estadual, Marcus Brandão, mantém conversas de bastidores, conforme apurou o Marrapá.
Novos ares – A apresentadora Erika Palley deixou o comando do “Hora da Bola”, na TV Maranhense, para se dedicar à pré-campanha de vereadora. A lei eleitoral estabelece que o afastamento deve ocorrer no dia 28 de junho, mas Erika decidiu antecipá-lo por questões pessoais. Ela atuava na área há 11 anos, cobrindo o esporte amador e profissional do estado.
Comentários estão desativados