Na noite de sexta-feira (24), o governador Carlos Brandão reuniu líderes de pelo menos doze partidos. Segundo o próprio mandatário do Palácio dos Leões, o objetivo era analisar “o cenário político das eleições municipais e reafirmar o compromisso de caminharmos com unidade e parceria pelo bem do Maranhão”.
Na tradicional foto que circulou nas redes sociais, é possível ver os presidentes estaduais de PSB, PCdoB, PT, PV, União Brasil, PSD, PSDB, Cidadania, PRD (fusão de Patriota e PTB), PP, Solidariedade, MDB e Podemos.
O discurso daqueles que falaram sobre o encontro foi semelhante ao de Brandão, pregando união de forma genérica, sem muitas garantias. Afinal, na maioria dos municípios, inclusive na capital São Luís, deve haver o enfrentamento de dois ou mais candidatos dos partidos envolvidos.
Chama atenção que os presidentes de PSB, PSD e PV não comentaram o encontro. A questão está certamente relacionada à disputa em São Luís, que, segundo o deputado estadual Roberto Costa (MDB), não teria sido discutida.
Bira do Pindaré preside o ninho socialista, que abriga a pré-candidatura de Duarte Júnior (PSB). Já a senadora Eliziane Gama comanda o PSD maranhense, que tem em seus quadros o atual prefeito Eduardo Braide. Dificilmente um dos dois renunciaria às suas intenções em nome da união pregada por Brandão.
Quanto a Adriano Sarney, presidente do PV, ele ainda sente a desistência de Edivaldo Holanda Júnior. Colocado, mais uma vez, na condição de coadjuvante, não fez muita questão de comentar o encontro palaciano.
Comentários estão desativados