Plantão da Globo

Candidato em Itapecuru utiliza deepfake com William Bonner e pode sofrer punição

O candidato a prefeito de Itapecuru Mirim, Ricardo Lages (PP), utilizou deepfake para gerar um vídeo com o jornalista William Bonner, da TV Globo.

A peça, divulgada no Instagram, simula um plantão da emissora e coloca Bonner sentado na bancada, fazendo um anúncio da campanha. “A campanha de Dr. Ricardo 11 acaba de anunciar que, em breve, irá trazer uma grande novidade que será crucial para a definição das eleições em Itapecuru”, diz o vídeo

A Resolução nº 23.610/2019, responsável por tratar da propaganda eleitoral, foi atualizada em fevereiro de 2024 para estabelecer regras abrangentes também à tecnologia de Inteligência Artificial (IA).

“Conforme aprovado, a inteligência artificial só poderá ser usada na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, com um aviso explícito de que o conteúdo foi gerado por meio de IA.

Caso uma candidata ou um candidato use deepfake (conteúdo em áudio ou vídeo, digitalmente manipulado por IA), poderá ter o registro ou o mandato cassado, com apuração das responsabilidades conforme disposto no Código Eleitoral”, diz o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu site oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *