Candidatos participam de debate da TV Guará

A TV Guará abre hoje a semana de debates em São Luís às 22h. Faltando menos de 10 dias para a eleição, essa é a última oportunidade para os três principias candidatos a prefeito tentarem convencer o eleitor e também não perderem os votos consolidados, haja vista que um debate televisivo pode ser muito bom para quem estiver preparado e o suicídio para aqueles sem conteúdo.

É nesse confronto que surgem as principais polêmicas. Nas sabatinas, os entrevistadores por força da profissionalismo costumam ser mais respeitosos. No debate, existe uma disputa e pelo acirramento da campanha a expectativa é de discussões acaloradas.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) naturalmente será o principal alvo das críticas. Todos que estão ali querem o seu cargo. O pedetista possui experiência no debate. Há quatro anos, quando concorreu a prefeito de São Luís, muitos observadores apontaram que sua vitória aconteceu nos confrontos com o então prefeito João Castelo. A lógica, no entanto, se reverteu. A pedra virou vidraça e terá que defender sua gestão com “unhas e dentes”.

Entre todos os candidatos, a que mais espera e sonha com o debate é Eliziane Gama. A deputada federal vislumbra a sua grande chance de reverter o quadro desfavorável que vive nas pesquisas eleitorais. Eliziane costuma mostrar tranquilidade e eloquência na hora das discussões, conviveu nos últimos anos na Câmara Federal e chegou cascuda para enfrentar esse momento. Conta a seu favor o fato de não ter mandato majoritário e nada que possa afrontar sua idoneidade e caráter. A questão do voto a favor do impeachment não deverá vir à tona. Pesa em desfavor a pressão por ser obrigada a não cometer qualquer deslize se ainda deseja ir para o segundo turno.

Wellington do Curso é a incógnita. Ninguém sabe como ele poderá se comportar. Sua atuação na Assembleia recomendaria boas perspectivas, mas suas sabatinas foram desastrosas, principalmente quando precisa explicar as acusações que tem recebido. Talvez em um ambiente com outros concorrentes possa ficar menos pressionado, mas a verdade é que W sem C chega ao debate em seu pior momento. As polêmicas do IPTU, Correio e do terreno no Sítio Eulália certamente entrarão em discussão e nesse momento não poderá titubear. Candidato que mais cresceu nas pesquisas, a insegurança e a falta de justificativa podem enterrar a sua ascensão. Não por acaso, ele reservou a maior parte do tempo de hoje para fazer “media training”.

O peemedebista Fábio Câmara deve mostrar o mesmo vigor das sessões na Câmara de Vereadores e promete concentrar as perguntas mais instigantes.

Hoje é só o primeiro debate. Ainda ocorrerão na TV Difusora e na Mirante.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.