Com protestos da comunidade, prefeitura inicia intervenção no Cruzeiro do Anil.
O bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís, vive um impasse. Na manhã desta sexta-feira (3), moradores protestaram para tentar impedir o início de uma intervenção viária em frente ao Largo da Igreja de São Sebastião, localizado na avenida de mesmo nome. A Guarda Municipal precisou ser acionada para garantir a continuidade dos trabalhos, porém sem registro de violência.
“Ordem do prefeito, o prefeito arbitrariamente está fazendo o que ele quer. Não consultou a comunidade”, disse um morador em um dos vídeos que circularam nas redes sociais. A gravação mostrava a força de segurança afastando os manifestantes para que as máquinas iniciassem a remoção de estruturas.
Tudo começou quando uma obra do programa “Trânsito Livre” alterou acessos na Avenida Jerônimo de Albuquerque, o que direcionou o fluxo de automóveis para a região do largo e vem causando grandes engarrafamentos. Como solução, a prefeitura propôs uma nova intervenção, desta vez em frente à igreja. A ideia não foi bem recebida pelos moradores, pois significaria a alteração do monumento do Cruzeiro do Anil, símbolo da religião católica que está prestes a fazer 100 anos e também dá nome ao bairro.
Uma equipe da prefeitura teria conversado com a comunidade e garantido que as alterações seriam realizadas de forma a minimizar as mudanças previstas no projeto inicial. Com marcações no solo e a chegada de máquinas na noite da última quinta-feira (2), a população alega que o plano não seria seguido e as alterações iniciais, mantidas.
Comentários estão desativados