Notícia

Congestionamento é coisa do passado na Forquilha

A implantação do sistema binário, com a construção de vias de mão única, acabou com o antigo congestionamento na MA-201 (Estrada de Ribamar) e na MA-202 (Estrada da Maioba), no trecho da Forquilha. As vias são responsáveis por interligar as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por onde transitam uma média de 12 mil veículos em horário de pico.

As mudanças geram um impacto positivo em mais de 20 bairros da Região Metropolitana de São Luís. Para dar vazão e fluidez ao volume de automóveis, foram necessários o investimento de R$ 9 milhões em intervenções asfáltica (drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica), a implantação de novas sinalizações em mais de 10 pontos, incluindo ruas, avenidas e travessas, e a troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201, MA-202 e Planalto Anil.

Além das obras na Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas, estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.

A sincronia dos novos semáforos instalados ao longo da via gera o que se chama de ‘onda verde’, mantendo a constante fluidez no trânsito. “Os carros avançam de forma conjunta, já que quando um sinal abre todos os demais estarão abertos, dando vazão à demanda existente na via”, explica o engenheiro da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Carlos Duarte.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, as intervenções feitas em toda a região metropolitana vêm mostrando como o governo Flávio Dino honra o compromisso com todas as regiões. “Com a conclusão dos serviços nas MAs 201 e 202, o trânsito tem tido uma maior fluidez, além de melhorar a mobilidade urbana dos municípios vizinhos. E os resultados já estão sendo colhidos”, observa.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.