Deputados desmontam discurso de bom moço de Braide

O desabafo do deputado Adriano Sarney (PV) causou forte repercussão na Assembleia Legislativa. Em discurso nesta manhã, o parlamentar afirmou que Eduardo Braide (PMN) procurou a família Sarney em busca de apoio nessas eleições, inclusive, foi até a casa da ex-governadora Roseana e na sede do PMDB, atrás do senador João Aberto, para persuadir o partido a aderir a sua campanha eleitoral.

Diferenças políticas podem até ocorrer, é natural, mas Adriano teve a decência de subir até a tribuna para defender a sua família contra as mentiras de Braide. Tomado de uma arrogância incomum, o candidato do nanico PMN trata os antigos colegas como pessoas abomináveis faz o discurso de independente e apolítico, coisa que não é verdade, pois sempre dependeu das benesses da família Sarney para se eleger.

Num consenso geral incomum na Assembleia Legislativa, deputados governistas e de oposição pediam aparte para criticar o falso discurso moralista de Braide.

O deputado Othelino Neto (PCdoB) classificou a atitude de Braide como hipocrisia.

– Existe uma hipocrisia predominante de querer se negar a política, negar os interesses políticos e as conversas com os políticos. Isso é um erro que esta campanha de São Luís, essa campanha de segundo turno de São Luís está mostrando para todos. Não existe esse negócio do candidato que não é da política, que não conversou com ninguém. E essa tentativa, e aí falo também de forma respeitosa como vossa excelência o faz, do nosso colega deputado Braide de dizer que não quer o apoio dos políticos, primeiro ela atira contra a política e você desmerecer a política não faz bem para a democracia.

Bira do Pindaré (PSB) seguiu o mesmo tom, ressaltou a necessidade de todos os deputados interagirem, formarem alianças e repudiou a inciativa de Braide de se voltar contra a classe a qual pertence.

– Não é verdadeiro querer negar as alianças, as relações políticas, isso não é verdadeiro, não é autêntico e nós precisamos destacar isso. Porque todos nós aqui fazemos políticas, todos nós aqui dependemos das alianças, todos nós buscamos as alianças e agora vem alguém que é aqui deste meio, que viveu aqui o tempo todo, que continua aqui e vai continuar tentar passar uma ideia que é contra todos nós. Então não podemos, de maneira alguma, subscrever esse tipo de prática.

A deputada Graça Paz (PSL) disse estar perplexa com a mudança de comportamento de Eduardo Braide.

– Por mais que eu tenha me esforçado, não entendi a atitude do colega e candidato, Eduardo Braide, nesta situação em não querer a participação de nenhum partido, dizendo que é independente, só quer o povo, sendo que esse povo, com certeza, faz parte de um partido. Mas ele diz que não quer nenhum partido na sua coligação. É no mínimo estranho. Eu gostaria muito que ele pudesse vir aqui para nos dizer, até na véspera da eleição, conversar com alguns colegas para que, de repente, a gente possa até mudar de opinião e entender por que o nosso colega candidato deputado Eduardo Braide está agindo dessa forma.

Outro que também fez questão de ressaltar sua revolta foi Rafael Leitoa (PDT). Segundo o parlamentar, Braide está sendo oportunista devido á votação no primeiro turno.

-E não tem algo que mais me dê ânsia, me dê enjoo que político tentar aproveitar a opinião pública. Porque não existe em nenhuma história de processo eleitoral democrático um candidato não querer dialogar com partidos que têm as suas propostas, as suas teses. E a gente sabe que não é verdade. Então V. Ex.ª traz à tona uma discussão importante, que é a verdade para o eleitorado de São Luís que vai votar daqui a alguns dias. E o que realmente acontece nos bastidores e não em programa eleitoral.

A mobilização na Assembleia e a verdade trazida à tona pelo deputado Adriano Sarney é a prova que o discurso apolítico de Braide é uma farsa para enganar o eleitorado de São Luís, inspirado em personagens controversos como os empresários Donald Trump, candidato a presidente no USA e o João Dória, prefeito eleito de São Paulo.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.