Notícia

Deputados do MA se posicionam sobre projeto que abre caminho para privatização do saneamento

Por 276 votos a 124, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (11), o texto-base do projeto que estabelece o marco legal do saneamento básico. A proposta determina novas regras para o setor e abre caminho para a exploração do serviço pela iniciativa privada. Em resumo, os deputados aprovaram a privatização da água.

Pelo Maranhão, alguns deputados se posicionaram contra o projeto nas redes sociais. Zé Carlos (PT) foi um deles. “Mais um direito sendo atacado pelo governo de Bolsonaro. Acaba de ser aprovado na Câmara o PL que privatiza o Saneamento Básico. Com certeza os mais prejudicados serão a população de baixa renda”, afirmou.

“Meu voto contra o projeto de lei que abre caminho para a privatização do saneamento e da água. Precisamos ampliar é universalizar saneamento e abastecimento de água, mas não é com privatização que alcançaremos este objetivo. Votei não à privatização da água!”, disse Márcio Jerry (PCdoB)

Em discurso no plenário, Bira do Pindaré (PSB) destacou que água não é mercadoria.

Outro lado

Alguns deputados também comemoraram o passo dado para a privatização do saneamento no Brasil. “Aprovamos em plenário o texto-base do novo marco legal do saneamento. Tivemos iniciativa semelhante quando prefeito em São José de Ribamar, e está dando certo!”, ressaltou Gil Cutrim (PDT).

Pedro Lucas Fernandes (PTB) fez coro ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que afirmou que essa é “uma oportunidade para 100 milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à coleta e tratamento de esgoto”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.