Ex-prefeitos de Pirapemas, Cantanhede e Matões do Norte são presos
A Polícia Civil prendeu três ex-prefeitos do Maranhão na manhã desta quarta-feira (13): Eliseu Moura, de Pirapemas; Marcos Antônio Rodrigues, de Cantanhede; e Padre Domingos, de Matões do Norte. Duas outras pessoas foram conduzidas pela operação encabeçada por investigadores da polícia judiciária.
A operação é resultado de investigações antigas conduzidas pelo Ministério Público, com o apoio da promotoria de Cantanhede.
Detalhes da Operação Maat foram divulgados no início da tarde pela Procuradoria-Geral de Justiça em São Luís. Em Matões do Norte, o caso foi de desvio de recursos no arrendamento de um posto de gasolina. Um laranja, designado pelo ex-prefeito Domingos Costa, conhecido como Padre Domingos, era o responsável pela administração. Ele era fornecedor de combustíveis para a administração municipal, à época, sob gestão do Padre Domingos.
Um vereador de Matões do Norte, conhecido como Jecivaldo Motorista, também foi preso. A alcunha política vem da profissão que ele exercia para o Padre Domingos à época dos fatos, sendo ele acusado de transportar valores desviados para o então prefeito.
Em Cantanhede, o ex-prefeito Marco Antônio Rodrigues, conhecido como Ruivo, usava uma empresa de locadora de veículos para desviar recursos, causando prejuízo ao erário superior a R$ 1 milhão. O dono da locadora que teria sido utilizada no esquema, Tiago Robson, teve prisão decretada e está foragido.
Já em Pirapemas, o ex-prefeito Eliseu Moura é acusado de ter desviado recursos do DNIT para construção de uma ponte no município. Além da obra não ter sido realizada, ele apresentou justificativa utilizando uma ponte já existente sobre o Rio Pirapemas, feita em outra gestão e com outros recursos. A filha dele, Melissa Moura, que atuaria conjuntamente com o pai, também foi presa.
As prisões dos exs-prefeitos foram efetuadas nos bairros do Turu, Cohama e Ponta d’Areia, em São Luís, respectivamente, além do município de Matões do Norte, no caso do vereador.
Comentários estão desativados