contrato suspeito

Fundação Sousândrade pode estar em meio a escândalo político-eleitoral no Maranhão

A Fundação Sousândrade, instituição de ensino e pesquisa vinculada à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem seu nome envolvido em uma trama suspeita envolvendo corrupção, apropriação indébita e desvio de recursos públicos perpetrada com objetivos eleitorais para 2022 e 2024.

O esquema envolveria a Secretaria de Articulação Política (Secap) do Maranhão, que contratou a Sousândrade com dispensa de licitação e, sobre a contratação, pairariam fortes indícios de superfaturamento. O recrutamento da instituição ligada à universidade federal daria um verniz de legalidade e credibilidade à operação.

O ponto de partida seria um contrato firmado entre a Sousândrade e a Secap, para “apoio ao fortalecimento da atuação das ‘SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS’ no Programa de Assistência Técnica aos Municípios (PROMUNICIPIOS)”, desenvolvido pela secretaria.

Em julho de 2022, quando o acordo foi celebrado, o valor da contratação era de R$ 5.096.427,12, tendo sido aditivado algumas vezes, como preconiza a própria documentação. O objeto vago dos serviços prestados pelos que seriam recrutados via Fundação é que levanta as suspeitas de utilização escusa dos recursos.

No quadro de pessoal do contrato, são especificados o chamamento de dezenas de assistentes de planejamento “com formação de nível médio e/ou superior em diversas áreas”, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Na prática, os valores teriam sido utilizados para recrutar e remunerar “cabos eleitorais” na disputa estadual de 2022, pagos com a utilização indevida da Sousândrade como intermediadora da operação.

Confira o processo completo aqui

Confira o contrato aqui

Comentários estão desativados

Uma resposta para “Fundação Sousândrade pode estar em meio a escândalo político-eleitoral no Maranhão”

  1. Francion disse:

    É a mesma coisa no Detran.
    Exatamente nos mesmos moldes.
    Lá, o contrato está sendo questionado na Justiça pelo sindicato.
    Processo: 0872783-95.2023.8.10.0001