Notícia

Ibope tem histórico de erros e só a certa em boca de urna

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Ibope mostrou um resultado estranho, contrariando todos os outros levantamentos de pelo menos quatro institutos. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que antes vislumbrava uma vitória em primeiro turno, com diferença de quase 15% para o segundo colocado, agora estaria praticamente com um empate técnico com Wellington do Curso, e Eliziane Gama fora do páreo. Difícil acreditar.

O resultado levanta questionamentos, ainda mais depois que o candidato do PP passou por sua semana mais turbulenta desde o início da campanha eleitoral. Foram denúncias de sonegação de impostos, dívidas com IPVA, ISS, IPTU, ISS, INSS, Correios e até grilagem.

Historicamente, o Ibope sempre trabalhou a mando do Grupo Sarney e do Sistema Mirante de Comunicação, cometendo sucessivos erros, acertando somente na véspera do pleito. Edivaldo e Eliziane são candidatos apoiados pelo governador Flávio Dino (PCdoB), Wellington flerta com a oligarquia.

Em 2006, o Ibope apontava Roseana Sarney (PMDB) com 66% das intenções de voto; Jackson Lago (PDT) com 25% e Vidigal (PSB) com 5%. No final, o falecido ex-governador foi eleito, vencendo Roseana. Em 2014, o Ibope apontou por vários meses que o candidato do Governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), estava apenas a 10 pontos percentuais do primeiro colocado, o então candidato Flávio Dino (PCdoB), o placar apontava 42% a 30%. O próprio Flávio contestava os dados, “ninguém lembra uma eleição sequer em que o Ibope tenha dado números corretos no Maranhão. Eles só acertam na pesquisa boca de urna”, disse no Twitter, e ele tinha razão. Quando os fiscais do TRE-MA abriram as urnas, o governador atingia uma diferença de 27% sobre o peemedebista, sendo eleito em primeiro turno.

Agora o mesmo instituto aponta Edivaldo com 37%; Wellington marcou 31% e Eliziane 10%. Em sete dias, WC teria atingido um crescimento de 11%, números que mostram uma discrepância gigantesca em relação às pesquisas até aqui realizadas.

As pesquisas têm como objetivo monitorar, ao longo das campanhas eleitorais, a movimentação das opiniões dos eleitores, não de adivinhar o resultado do pleito, pois estas retratam um momento presente e não futuro do eleitorado. Mas também servem como manobra para condicionar o eleitor indeciso. Talvez esse seja o motivo do Ibope cometer tantos erros nas eleições em São Luís e no Maranhão.

O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-00239/2016.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.