Imperatriz deve ser a única cidade com segundo turno no Maranhão
A cidade de Imperatriz deve ser a única com segundo turno em todo o Maranhão, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais realizadas.
Na capital, único outro local com a possibilidade, o cenário até o momento aponta uma liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD), com uma margem em torno de 60%, contra a média de 20% do segundo colocado, Duarte Júnior (PSB).
Na segunda maior cidade maranhense, pela primeira vez com a chance de uma segunda rodada de votação, os líderes na preferência do eleitorado têm se revezado em algumas ocasiões.
O candidato do PSD, o deputado federal Josivaldo JP, chegou a aparecer na liderança durante boa parte do período eleitoral, seguido de perto por Rildo Amaral (PP), que assumiu a dianteira no último levantamento do Instituto Ranking, divulgado na sexta-feira (4).
Cabe destaque para Mariana Carvalho (Republicanos), que, até então, estava em terceiro lugar, mas foi alçada à segunda posição, deixando para trás o ex-líder JP.
Segundo análise do jornalista Isaías Rocha, a falta de posicionamento de Josivaldo é um ponto relevante. Em uma cidade com forte tendência direitista, Mariana recebeu o apoio pessoal de Jair Bolsonaro, além de outras lideranças nacionais do campo político. Destacam-se o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e a senadora Damares Alves (Republicanos/DF).
O desempenho de Josivaldo, se confirmado no domingo, também frustra as expectativas do PSD em comandar as duas maiores cidades maranhenses, além de barrar a entrada de um suplente na Câmara, em substituição ao novo prefeito, em caso de vitória no pleito.
Independente de quem passar para o segundo turno, o eleitorado imperatrizense já deu sinais claros de não resolver o pleito no domingo (6). Entre as idas e vindas no topo dos levantamentos, ninguém conseguiu mais da metade das intenções de voto.
Comentários estão desativados