Inácio Melo firma parceria geocientífica entre Brasil e França
Em missão internacional, o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, firmou parceria bilateral entre os serviços geológicos do Brasil e da França para colaboração mútua na área das geociências. A carta de intenções entre os dois setores foi assinada durante evento na segunda-feira (27), na embaixada brasileira em Paris.
Representando a França, assinou o documento o diretor-geral de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico Francês/Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), Jean-Claude Guillaneau.
Na carta, está explicitada a intenção de se desenvolver cooperações técnicas sobre minerais críticos para transição energética, urânio e armazenamento geológico de CO₂ em aquíferos salinos profundos nos dois países.
“Esse é um momento importante na jornada colaborativa entre os países. Estamos empenhados em promover cooperação técnica entre o SGB e o BRGM, visando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de iniciativas que não apenas beneficiem as instituições, mas que ajudem a superar desafios globais e gerem impactos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou Inácio Melo.
A França se junta a um grupo de mais de 20 países que trabalham em parceria com o SGB, entre eles Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Japão.
A assinatura da carta ocorre durante missão do SGB à França para compor a delegação brasileira que participa da World Nuclear Exhibition/Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris. Representando o SGB, além do diretor-presidente Inácio Melo, participam das atividades o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, e o pesquisador em geociências Hugo Polo.
Comentários estão desativados