Reação forte

Iracema recebe amplo apoio após ataque de opositor em Barreirinhas

Após ser alvo de ataques do candidato a prefeito de Barreirinhas, Leo Costa (Podemos), a presidente da Assembleia Legislativa recebeu declarações de apoio.

Durante um ato político, Costa usou expressões preconceituosas: “Mas ela tá lá cantando, né? Nem de galo, é de galinha”, disse o candidato, referindo-se à primeira mulher presidente do Poder Legislativo maranhense, devidamente alçada ao cargo através dos votos de seus pares.

Na própria Assembleia, diversos parlamentares se mobilizaram para condenar o ato, sejam aliados ou mesmo opositores que pregam uma atuação minimamente respeitosa.

Wellington do Curso (Novo) destacou a importância de Iracema como a primeira mulher a presidir a Casa e criticou a violência política de gênero sofrida pela colega: “Nada justifica os ataques à deputada”. Florêncio Neto (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PSB) reforçaram que disputas políticas devem permanecer no campo das ideias, sem ataques pessoais.

Fora do parlamento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Barreirinhas também condenou as palavras proferidas por Leo. “Tais palavras não apenas ferem a dignidade da mulher, mas também atentam contra os princípios democráticos que sustentam o Estado democrático de direito, sobretudo quando vêm de um postulante ao cargo máximo de chefe do município”, diz a manifestação feita por meio de nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *