Notícia

Luciano Leitoa muda a cara da Educação em Timon

Jorge Vieira – Imagine ter acesso a uma escola pública de qualidade com ar-condicionado, merenda balanceada todos os dias, fardamento gratuito, professores qualificados constantemente, projetos de incentivo ao completo desenvolvimento dos alunos e escolas monitoradas por câmeras? Isso acontece em Timon, cidade do interior do Maranhão que fica a 400 km da capital, São Luis. A gestão do prefeito Luciano Leitoa tem dado aula a outros gestores de municípios brasileiros e prova que é possível garantir desenvolvimento para uma cidade mesmo em épocas de crise econômica.

O mais interessante desse novo momento vivido pela cidade de Timon, é que a prioridade tem sido investir em pessoas. Além de garantir investimentos financeiros para a cidade, o gestor municipal, que assumiu a prefeitura em 2013 em estado precário, salários atrasados e até a presença de escolas de taipa, tem tido atenção com a pessoa humana. Esse cenário é todo real e pode ser conferido na satisfação das pessoas que enxergam em Luciano um homem de vida pública regada pelo compromisso.

“É muita honra nesses últimos meses estar reinaugurando as modificações que foram feitas nas escolas. Tem influenciado muito no aprendizado dos alunos e no conforto dos profissionais que trabalham no dia a dia”, disse Luciano Leitoa.

O legado construído para a educação de Timon tem sido a marca do seu governo. Para ele, este é um processo que servirá em longo prazo e irá garantir aos pequenos estudantes uma base sólida de conhecimento e dedicação com a cidadania. As ações vão além de melhorias físicas, que incluem equipamentos, reformas e climatização. O trabalho integrado que é realizado inclui valorização do profissional da educação com pagamentos em dia e aproximação da escola com a família. Todas essas peças têm sido encaixadas como um grande quebra-cabeça e os resultados vão além de satisfatório.

Nas várias inaugurações oficiais realizadas durantes o mês de maio e que devem ocupar datas do calendário do mês de junho, o que se tem notado é o sentimento de gratidão dos pais por verem que o voto de confiança dado ao gestor nas urnas em 2012 tem sido correspondido com a mudança na realidade da vida dos pequenos estudantes.

Driblar a crise econômica e a instabilidade política é um ato de coragem e que necessita de planejamento. Alguns podiam não creditar ou desconfiar da ousadia de Luciano em querer tornar as escolas do município com qualidade superior a muitas escolas particulares. Sempre presente nos seus discursos, a Educação faz parte dos seus planos de melhorar a qualidade de vida do povo. O primeiro passo deles foi dado e a tarefa de casa do gestor é simples: gerenciar os recursos públicos a favor do povo.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.