Inovação

Maranhão é o primeiro estado do país a aderir à Rede Blockchain Brasil

Exame

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle do governo do Maranhão anunciou nesta semana sua adesão à Rede Blockchain Brasil. Com isso, o projeto passa a contar com o primeiro estado do país a participar da iniciativa, lançada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo o governo do estado, a rede possibilita a otimização de recursos, redução de custos, transparência, segurança e confiabilidade dos dados públicos, além de inovação.

Blockchains públicos são possuem uma série de aplicações possíveis, focadas em transparência e confiança. O potencial da tecnologia foi corroborada pelo TCU em um acórdão publicado em 2020. O documento aponta que um dos maiores potenciais da tecnologia é a implantação de medidas anticorrupção e pró-transparência.

A possibilidade de implementar processos transparentes e que obedeçam ao princípio de compliance by design, em que todos os novos processos e projetos são criados sob a perspectiva do compliance, é uma grande oportunidade para organizações públicas.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.