ACESSO À ÁGUA

Maranhão recebe projeto federal para garantia de segurança hídrica

O Maranhão será o primeiro estado contemplado pelo novo projeto do Serviço Geológico do Brasil (SGB) que contribuirá com a gestão de recursos hídricos e acesso à água em municípios da Região Nordeste. O projeto “Segurança Hídrica no Estado do Maranhão” prevê o cadastramento, recuperação e perfuração de poços para avaliação e o monitoramento das águas subterrâneas.

O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, destaca que, com a experiência da estatal no monitoramento de recursos hídricos subterrâneos, a obtenção de dados e informações essenciais ao abastecimento de água nos municípios mais longínquos será aprimorada, garantindo disponibilidade e qualidade no serviço oferecido à população.

“Esse trabalho traduz a missão do SGB, que é disseminar conhecimento geocientífico com excelência, de modo a contribuir para melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento sustentável do Brasil”, complementou Inácio Melo.

Doze municípios maranhenses serão contemplados pelo projeto, com a perfuração de poços e o acompanhamento pelo SGB. Barreirinhas, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria e São Bernardo serão as primeiras cidades a integrar o programa. Em um segundo momento, o trabalho será levado à Bacabal, Capinzal do Norte, Fortuna, Parnarama, Passagem Franca, Riachão e Rosário.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.