Maranhão tem número de prisões em aberto maior que população carcerária
O Maranhão figura entre os 10 estados com o maior número de mandados de prisão pendentes. É o que revelam as estatísticas do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), atualizadas pelo Conselho Nacional de Justiça.
São 13.062 pessoas procuradas pela Justiça em todo o Maranhão, além de outras 928 consideradas foragidas do sistema penitenciário. Os 13.990 mandados pendentes no estado superam os 11.540 indivíduos privados de liberdade alojados nas penitenciárias do estado. A situação maranhense guarda similaridade com outros estados do Nordeste, em especial a Bahia, que vive uma crescente violência.
Os dados colocam dúvidas sobre a eficácia da política estadual de segurança pública, já que a baixa taxa de ocupação dos presídios, inflada pelo quantitativo de mandados a cumprir, mantém o Maranhão como expoente na diminuição do déficit carcerário e modelo em sistema penitenciário.
A questão também inflaciona positivamente o Maranhão no Ranking de Competitividade dos Estados, onde ganhou cinco posições em comparação a 2022, saindo das últimas colocações, mesmo sem refletir a realidade da segurança local.
Comentários estão desativados