Notícia

Mirante ignora pedido de prisão de Sarney e ataca Janot

O pedido de prisão do ex-presidente José Sarney mobilizou praticamente toda a imprensa nacional no dia de hoje, principalmente aqui no Maranhão, estado de origem do oligarca. A exceção foi o Sistema Mirante de Comunicação que ignorou o fato o dia inteiro e se limitou apenas a reproduzir a nota de repúdio do próprio Sarney. Pelos menos quatro princípios éticos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foram quebrados pelo Grupo Mirante ao não divulgar a informação do pedido de prisão e se limitar a publicar as críticas dos próprios acusados.

Estrategicamente, os profissionais do  Imirante.com foram orientados a chamar a atenção para outros assuntos. Apostavam que por ser o maior portal do Estado, o assunto poderia diminuir. Porém outros sites isentos e blogs comprometidos com leitor deram cobertura total ao fato, assim como toda a imprensa nacional e rapidamente o assunto foi o mais comentado nas redes sociais. No JM 1ª edição, o constrangimento foi total quando o apresentador Júnior Albuquerque chamou os jornalistas Evaristo Costa e Sandra Annenberg para falar os principais assuntos do “Jornal Hoje”, entre eles o pedido de prisão de Sarney.

Blogs de jornalistas que trabalham no Jornal “O Estado do Maranhão” também trataram de distorcer os fatos. Além de não discorreram sobre o pedido de prisão, se empenharam em atacar o procurador-geral da República Rodrigo Janot, como se ele tivesse cometido algum acesso. Ora, nas gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado está mais que comprovado que tanto Sarney, como os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Romero Jucá (PMDB) queriam paralisar as operações da Lava Jato.

Quando políticos se apropriam de meios de comunicação esse é o resultado, a imprensa acaba sendo utilizada como ferramenta de alienação da população e não como informação. A atitude do Grupo Mirante, além de tornar ainda mais feia a situação de Sarney, faz a empresa perder total credibilidade perante o público maranhense.

Quem deve estar sorrindo é o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP). Nos últimos meses, a Mirante deu cobertura total as presepadas do deputado federal e agora simplesmente ignora a derrocada do oligarca maranhense na tentativa de sabotar a Operação Lava Jato.

A pergunta que fica agora é: O que a emissora vai fazer quando a toda poderosa Globo pedir reportagens sobre Sarney aqui em São Luís?

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.