Notícia

“Não compactuamos com etnocídio”, diz Dino ao anunciar força-tarefa para proteger índios

O governador Flávio Dino anunciou a criação de uma força-tarefa para ajudar a proteger terras indígenas e os índios guardiões da floresta, nesta segunda-feira (04), e aproveitou para cutucar o governo Jair Bolsonaro, que tem demonstrado omissão e até rejeição ao tema.

“Este é o Decreto que cria a Força Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT-VIDA), para auxiliar os órgãos federais em dificuldades e para atender emergências em terras indígenas. Levamos a sério a defesa dos direitos indígenas e queremos ajudar. Não compactuamos com etnocídio”, disparou Dino.

O decreto prevê a orientação, a capacitação e a comunicação com grupos específicos dos povos indígenas que, sem o uso de armas de fogo, façam ações preventivas de vigilância em terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Esse é o caso dos agentes florestais indígenas Guardiões da Floresta, na Terra Indígena Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas. Eles foram vítimas de emboscada na última sexta-feira (1), resultando na morte de um indígena e de um dos envolvidos no ataque.

A força-tarefa fará ações fora das terras indígenas para prevenir conflitos e violações a direitos desses povos.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.