O governador Carlos Brandão conta com o deputado federal Duarte Júnior como seu principal apoio para assumir o comando estadual do PSB, ato que deve ser oficializado nos próximos dias.
Embora ocupe a cadeira mais cobiçada da política do estado, Brandão é liderado no ninho socialista por um subordinado seu, o suplente de deputado federal Bira do Pindaré, atual secretário de Agricultura Familiar.
A indicação de Flávio Dino para o STF, entretanto, deu início à dança das cadeiras no PSB local, abrindo margem para a ascensão do governador. Mas o processo não ocorre de forma tão natural quanto políticos e a imprensa governista fazem parecer.
Isso ocorre porque o ainda ministro de Justiça e Segurança Pública atua, até o último minuto, para manter o comando do pombal socialista debaixo da batuta de algum aliado. Contudo, o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, leva em consideração a precedência eleitoral de Duarte em São Luís para encaminhar o destino do PSB no Maranhão.
Embora Dino também apoie sua pré-candidatura, Duarte quer garantir a presença do Palácio dos Leões em seu palanque para duelar pelo La Ravardière contra seu atual inquilino, o prefeito Eduardo Braide (PSD), algo que o ex-governador não poderia garantir.
Com Brandão na presidência estadual, Duarte espera cercar-se dos leões de bronze da Praça Pedro II e dos demais nomes do partido no estado em sua campanha. Não por acaso, o ex-presidente do Procon maranhense aproximou-se do governador nos últimos dias, atravessando inclusive as articulações de Dino. Como “prêmio”, recebeu de Brandão o compromisso de convencer a base aliada a apoiá-lo na capital, algo que começou a fazer no almoço servido na segunda-feira (18).
Comentários estão desativados