Políticos e empreiteiros transformam Maranhão em paraíso de cavalos de raça
O Maranhão entrou no mapa da criação de cavalos de raça com posição de destaque, segundo o Estadão. Nos últimos quatro anos, o estado se transformou no maior pólo comprador de animais do tipo. Puxado por aquisições de políticos e empreiteiros, os endinheirados puxaram para o topo dos criadores a unidade federativa mais pobre do país.
Um único animal, como um Quarto de Milha, pode chegar a custar R$ 1 milhão durante um leilão. A raça é preferência do ministro Juscelino Filho (Comunicações), que chegou a omitir os valiosos cavalos em suas prestações de contas eleitorais de 2018 e 2022.
O deputado federal Marreca Filho (PRD) é outro parlamentar maranhense que aderiu à criação de cavalos de raça no estado, que atrai forasteiros como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
“Nos três últimos anos, não tem um Estado no Brasil que comprou cavalo, realmente, como o Maranhão”, afirmou o consultor Júnior Machado, um dos mais conhecidos do setor.
Um haras em Imperatriz, pertencente à família do empresário Ricardo Del Castilho, é um dos preferidos de políticos que adquirem Quartos de Milha. Ele é dono, ainda, das empreiteiras Terramata e RDC Construtora e Empreendimentos, que faturaram mais de R$ 847 milhões somente do Governo do Maranhão entre 2015 e 2023, além de manter contratos com prefeituras no Estado.
Comentários estão desativados