Prefeitura de Tutóia gasta R$ 2,1 milhões para comprar quase 700 caixões
O prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato Baquil (PDT), destinou R$ 2,1 milhões à compra de 690 caixões funerários para a cidade, que possui um único cemitério. A aquisição elevou a média para um caixão para cada 77 moradores do município de 53 mil habitantes. A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Capelli, do site Metrópoles.
A compra foi realizada com recursos do Fundo Nacional da Saúde, do Fundo Nacional da Assistência Social e da própria prefeitura. A licitação, iniciada em 2022, foi conduzida pela filha do prefeito, Dayna Baquil, e pelo sobrinho, Alexandre Baquil, que ocupam, respectivamente, os cargos de secretária de Assistência Social e secretário de Saúde do município.
Além dos caixões, a aquisição incluiu mortalhas, flores, serviços de conservação de cadáveres e traslado de corpos por até 60 mil quilômetros. A distância contratada permitiria atravessar o Brasil de ponta a ponta mais de dez vezes, segundo a publicação.
A administração de Raimundo Nonato Baquil conta ainda com outros quatro membros da família em cargos de destaque: Kelle Roberta Filgueiras Lima Baquil (chefe de gabinete), John Ryder Filgueiras Lima Baquil (secretário da Mulher), Tony Ryder Filgueiras de Lima Baquil (secretário de Meio Ambiente) e Daisy Filgueiras Lima Baquil (secretária de Educação).
Apesar do investimento milionário, o único cemitério da cidade, o Cemitério da Igualdade, apresentava condições precárias de funcionamento no final de 2023, com o portão quebrado e lápides deterioradas.
Comentários estão desativados